Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Prémio Literário Alves Redol 2017 entregue a “Um Silêncio de Sombras” e “Vozes de Burro”

Prémio Literário Alves Redol 2017 entregue a “Um Silêncio de Sombras” e “Vozes de Burro”
IMG_6624_R_Caetano
IMG_6602_R_Caetano
IMG_6608_R_Caetano
IMG_6665_R_Caetano
IMG_6650_R_Caetano
IMG_6703_R_Caetano
24 Abril 2018

A cerimónia de entrega do Prémio Literário Alves Redol 2017 decorreu no dia 20 de abril, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira perante um auditório cheio, seguido do lançamento das duas obras distinguidas. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, teve como vencedores Silvério de Jesus Manata (na modalidade de romance, pela obra “Um Silêncio de Sombras”) e Carlos Manuel Jorge Alves (na modalidade de conto, pela obra “Vozes de Burro”). Os vencedores receberam da Autarquia um prémio no valor de 7.500,00 € e 2.500,00 €, respetivamente.

O júri, composto por Ana Cristina Silva, escritora vila-franquense; Manuel Frias Martins, ensaísta e representante da Associação Portuguesa de Críticos Literários e por Miguel Real, escritor e crítico literário, avaliou 60 trabalhos a concurso, tendo atribuído os prémios por unanimidade, em ambas as modalidades.

Na opinião do júri, o romance “Um Silêncio de Sombras”, de Silvério de Jesus Manata, destacou-se por ser uma obra com uma apreciável desenvoltura narrativa. Consideraram que “a inteligente utilização da ironia é um elemento decisivo para cativar o leitor”. “Vozes de Burro”, de Carlos Alves, foi considerado como um “bom conjunto de contos que, através de uma abordagem realista de episódios circunstanciais da vida, se inquire sobre temas permanentes como a fragilidade física, a incapacidade da existência de uma harmonia plena, (…) o riso (a ironia) como resposta à resignação”.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, realçou a política cultural desenvolvida pela Câmara Municipal que assenta “nas mais diversas formas de apoio aos nossos autores, não só através da atribuição deste Prémio, mas também pela realização de muitas outras atividades nesta Biblioteca” como apresentação de livros nacionais e locais, exposições, ações pedagógicas entre outras iniciativas.

A cerimónia está incluída nas celebrações do Dia Mundial do Livro e do Autor que integram o programa das Comemorações do 25 de Abril do Município.