Logotipo Município de Vila Franca de Xira

Modelo inovador, permite dar oportunidade a todos!

Afflyera5op2018 copy 1 750 2000
27 Abril 2018

OP 2018 Vila Franca de Xira

Modelo inovador, permite dar oportunidade a todos!

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai promover mais uma edição do Orçamento Participativo (OP), dotando-o de uma verba assinalável, um milhão de euros, mas também de um modelo inovador, que visa incrementar a participação dos cidadãos. O OP 2018 apresenta-se segmentado em três vertentes: Orçamento Participativo Geral (OPG), Orçamento Participativo para Entidades (OPE) e Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

No OPG serão enquadrados os projetos que visem a execução de intervenções em todo o território concelhio, diferenciando-se do OPE, pelo facto deste último englobar intervenções a realizar exclusivamente em entidades que prossigam fins públicos área geográfica do município. A estas duas vertentes do OP 2018 podem apresentar propostas os munícipes devidamente recenseados no Concelho, ao OPE podem igualmente submeter propostas as direções das entidades, no período que decorre de maio a junho do presente ano, tendo para além deste calendário, todo um cronograma que sustenta as outras fases de execução do OP, seis no total.

O OPJ permite aos jovens estudantes nas escolas públicas do Concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos de idade, apresentar projetos que pretendam ver concretizados em qualquer local do município. O cronograma para este mecanismo de participação pública aponta para os meses de outubro a dezembro, o período de recolha das propostas junto dos alunos, sendo constituído por seis fases.

OP’18

Participantes proponentes

Projetos com enquadramento

Verba

Calendário de submissão de propostas

OPG

Cidadãos recenseados no Concelho

Projetos a realizar no território do Concelho

maio e junho

OPE

Cidadãos recenseados no Concelho/ Direção das Entidades

Projetos a realizar em prol de Entidades que no Concelho prossigam fins públicos

maio e junho

OPJ

Estudantes matriculados em escolas  públicas do Concelho (12 aos 18 anos de idade)

Projetos a realizar no território do Concelho

outubro a dezembro

Diversificando os tipos de projetos que a população do Concelho pode priorizar, com vista à melhoria das suas condições de vida, o Executivo Municipal pretende continuar a promover, a partir da população concelhia, a capacidade de todos poderem, a partir de um processo de participação democrática e dos princípios gerais da transparência, eleger-se como codecisores das políticas públicas.

OP 2018: novo modelo

Oportunidade para todos!