Câmara Municipal de Vila Franca de Xira homenageou os Mestres do varino “Liberdade” por ocasião dos 80 anos da embarcação
Conteúdo atualizado em29 de abril de 2025às 18:48
No passado dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira homenageou os antigos Mestres do barco varino “Liberdade”: Manuel dos Santos Oliveira, Carlos Pinto Tijaleiro e Luís Godinho Fernandes, com o descerramento de uma placa alusiva na embarcação.
No dia em que se assinalou o 37.º aniversário do “Liberdade” na posse do Município e os 80 anos desde a sua construção, este momento ganhou ainda maior significado, integrando o programa das comemorações dos 51 anos da “Revolução de Abril”. Familiares de Manuel dos Santos Oliveira e o próprio Luís Godinho Fernandes receberam as distinções devidas. No caso da distinção a Carlos Tijaleiro, não tendo sido possível a presença de representantes, a distinção será oportunamente entregue. Trata-se de um reconhecimento pelos que, durante décadas, navegaram o varino pelo Tejo, mantendo vivo este património cultural e histórico do Concelho, hoje Núcleo Museológico de Vila Franca de Xira com visitas e passeios a bordo.