-
Início
-
Município
-
Câmara Municipal
-
Comunicação
-
Notícias
- Ministra da Saúde inaugura Campus da Saúde Vila Franca de Xira com garantia de que não vai fechar a maternidade do Hospital
Ministra da Saúde inaugura Campus da Saúde Vila Franca de Xira com garantia de que não vai fechar a maternidade do Hospital
Decorreu, a 8 de setembro, a inauguração do Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira, com a presença do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, da Secretária de estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, do presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, entre outras entidades.
A Ministra da Saúde apontou o “momento que simboliza o melhor que conseguimos alcançar quando o setor da saúde e o setor social trabalham lado a lado, com um único objetivo: garantir que todos os cidadãos têm acesso a cuidados de saúde de qualidade, próximos das suas casas e das suas famílias”.
Ana Paula Martins afirmou que o Campus de Saúde “vai seguramente contribuir para dar uma resposta mais adequada e completa aos cidadãos da cidade, mas também da região”,
A Ministra anunciou, também, que “não vamos fechar a maternidade (do Hospital VFX), estamos sim a estudar a rede de referenciação das urgências para garantir a segurança às grávidas e aos bebés”, reconhecendo que “podemos, certamente, partilhar recursos porque não temos médicos suficientes para garantir escalas em Lisboa e Vale do Tejo”.
Na sua intervenção, adiantou que o Governo pretende lançar um concurso para que o hospital de Vila Franca de Xira volte a ter uma gestão em regime de Parceria Público-Privada, além do objetivo de reforçar a Rede de Cuidados Continuados e a Rede de Cuidados Paliativos.
O Presidente da Câmara Municipal sublinhou que o “Campus de Saúde representa esperança”, agradecendo “o extremo empenho, resiliência e total determinação do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira”, sendo que “Vila Franca de Xira fica devedora ao Armando Jorge desta infraestrutura que marca já uma diferença significativa no nosso Concelho”.
No seu discurso, Fernando Paulo Ferreira referiu ainda a intervenção do anterior Presidente, Alberto Mesquita, e da ex-Presidente, Maria da Luz Rosinha, assim como os vereadores do atual Executivo “de todos os Partidos, que souberam estar à altura das circunstâncias e – com as naturais diferenças – nos acompanharam neste esforço de investimento enorme para o nosso orçamento municipal”.
O Município de Vila Franca de Xira investiu mais de 1 milhão e 300 mil euros para subsídios diretos à obra do Campus de Saúde e obras de requalificação de arruamentos na zona envolvente.
O Campus de Saúde foi construído nas instalações do antigo Hospital de Vila Franca de Xira, sendo composto pela Unidade de Saúde, Clínica Luz Saúde VFX, Residência Sénior e, a partir de outubro de 2025, terá Clínica de reabilitação e parafarmácia.
Os cuidados de saúde complementam os serviços prestados pela Misericórdia de Vila Franca de Xira nas duas Estruturas Residenciais para Idosos, Centro de Dia e no Apoio Domiciliário.