-
Início
-
Município
-
Câmara Municipal
-
Comunicação
-
Notícias
- Nova Central Municipal de Operações de Socorro de Vila Franca de Xira garante resposta mais rápida às populações
Nova Central Municipal de Operações de Socorro de Vila Franca de Xira garante resposta mais rápida às populações



O dia 25 de setembro’25 marcou o arranque da Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS), nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil, em Vila Franca de Xira.
Com 15 operadores devidamente formados, o momento foi assinalado com uma reunião de trabalho prévia, na presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira. O Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, António Carvalho, sublinhou a principal alteração, nomeadamente a gestão centralizada que permite uma resposta mais imediata e eficaz dos Corpos de Bombeiros. “Por exemplo, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), quando precisam de uma ambulância, não precisam ligar para vários Corpos de Bombeiros, basta ligar para a CMOS”, explicou. Os desafios estarão na Organização Conjunta, com os dois agrupamentos, um a Norte, outro a Sul, em que os Corpos de Bombeiros vão responder em articulação; o reforço dos profissionais das Associações Humanitárias, para passar dos 52 para 90, permitindo uma resposta profissional à primeira intervenção; e o reforço de viaturas e equipamentos. A par do avanço tecnológico, as Corporações estão a ser dotadas de “meios de redundância”, como telefones satélites e geradores de emergência.
O Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Elísio Oliveira, afirmou, perante a Equipa, que o cidadão “tem de sentir que o trabalho permite ganhar tempo e qualidade no serviço prestado”.
Ainda nesta reunião foi realizada uma demonstração do funcionamento desta central, com receção de uma chamada de socorro, abertura da ocorrência e pedido de meios ao Corpo de Bombeiros, que, por seu lado, fez a receção do pedido, aceitação da ocorrência e despacho dos meios.