Sessão extraordinária da Assembleia Municipal debate evolução do projeto da quadruplicação da Linha do Norte
Conteúdo atualizado em28 de maio de 2025às 14:32
Realizada no dia 27 de maio, na Sociedade Euterpe Alhandrense, a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira debateu a “Evolução do projeto relativo à modernização e alargamento da plataforma ferroviária da linha do Norte”, com uma nova apresentação feita pela equipa técnica da Infraestruturas de Portugal, SA (IP).
O projeto relativo ao troço entre Vila Franca de Xira e Alhandra, ainda em fase de elaboração, deverá ser alvo de avaliação de impacte ambiental em breve, com consulta pública.
A IP sublinha que em nenhum outro investimento ferroviário do País houve tanta participação pública antes de fechar o projeto, como tem acontecido em Vila Franca de Xira. Nesta altura, o custo da quadruplicação da linha ferroviária nos dois troços do Concelho está estimado em 450 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, agradeceu à IP “a disponibilidade ao longo destes 2 anos para participar nestas sessões públicas”, num processo que se entendeu, logo de início, que devia ser público e participado.
Reforçando que “não estamos no último momento da discussão”, elencou algumas preocupações: reforço da insonorização dos edifícios habitacionais, próximos da linha do comboio, e de equipamentos públicos, como a Escola nº2 de Alhandra e a Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira; nas ligações rodoviárias de Alhandra à EN10, avaliar, no contexto do desenvolvimento da obra, uma terceira ligação, a norte da vila, que venha a desembocar numa futura rotunda junto à zona da Cimianto, onde se ligará também o fechamento do Nó 2 de Vila Franca de Xira; reforço do estacionamento; e estudo das condições da intermodalidade do transporte público ferroviário e rodoviário.
Fernando Paulo Ferreira agradeceu à Assembleia Municipal “por ter promovido mais esta sessão pública”, à equipa técnica da IP e ao público presente na reunião, convidando os munícipes a enviarem contributos para a Câmara Municipal e a participarem no período da discussão pública, altura em que poderá ser promovida “ainda uma reunião pública já com o projeto em concreto, para afinarmos a nossa posição”.
O documento da apresentação feita pela IP, assim como toda a documentação e informações relativas ao Projeto de modernização da Linha Ferroviária do Norte no Concelho de Vila Franca de Xira, estão disponíveis aqui.