-
Início
-
Município
-
Câmara Municipal
-
Comunicação
-
Notícias
- Universidade Sénior de Vila Franca de Xira abre novo período de matrículas: 5 a 16 de janeiro
Universidade Sénior de Vila Franca de Xira abre novo período de matrículas: 5 a 16 de janeiro
Ano letivo 2025/2026
A Universidade Sénior (US) de Vila Franca de Xira vai abrir um novo período de matrículas intercalares, entre os dias 5 e 16 de janeiro, para a frequência do ano letivo 2025/2026. Este polo de ensino informal é destinado à população sénior que mantém o estímulo por adquirir novas aprendizagens e competências.
Nesta fase o processo realiza-se presencialmente nos serviços administrativos da sede da US, localizado no Palácio Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre as 9h00 e as 12h30 e, de tarde, das 14h00 às 17h30.
Independentemente do seu grau de escolaridade, os residentes no Concelho, com idade igual ou superior a 50 anos, reformados, podem frequentar o presente ano letivo, preenchendo uma inscrição onde escolhem, com o limite máximo de cinco, as disciplinas do seu maior interesse. No presente ano letivo estão disponíveis mais de 65 disciplinas distribuídas pelas seguintes áreas do saber: Ciências Naturais e Exatas; Ciências Sociais, Humanas e Políticas; Artes e Ofícios Tradicionais; Atividade Física e Bem-Estar; Música, Artes Plásticas e Performativas. As aulas decorrem de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h (horários e disciplinas). Os professores da Universidade Sénior, educadores sociais, lecionam as disciplinas em regime de voluntariado, constituindo-se como pilares fundamentais no funcionamento da US e no sucesso dos objetivos gerais previstos para este serviço público.
Esta resposta social visa a promoção de um envelhecimento ativo, auxiliando os idosos a traçar projetos e objetivos futuros, promovendo, a participação dos adultos numa aprendizagem contínua, criando condições para que adquiram novas competências, nomeadamente ao nível das tecnologias da informação, artes, bem-estar e atividade física. A frequência nas aulas estimula também a comunicação, a criatividade, o convívio e as capacidades cognitivas e mentais dos alunos, através da participação do programa paralelo de atividades culturais, sociais e de lazer disponibilizado ao longo do ano (festividades, visitas de estudo, debates, entre outras).
Sob o lema “Mais Viver, Mais Aprender!”, aceite o desafio e inscreva-se!