Workshop Internacional de Alergia e Hipersensibilidade Equina
Conteúdo atualizado em22 de setembro de 2026às 14:19
Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.
Medicina veterinária equina em foco na Companhia das Lezírias
Decorre entre os dias 21 e 24 de setembro, na Coudelaria da Companhia das Lezírias, o Workshop Internacional de Alergia e Hipersensibilidade Equina, que reúne cerca de 50 investigadores internacionais.
Este evento foca-se, particularmente, no diagnóstico, controlo e tratamento de patologias alérgicas e respiratórias, como a síndrome de asma equina grave (severe equine asthma syndrome) e outras reações de hipersensibilidade em cavalos.
Constituindo-se como parte integrante da fundação da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo (AMPC), a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira é uma das entidades parceiras deste evento com coordenação científica da Professora Paula Tilley (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa), uma das principais especialistas na área da função pulmonar e patologia respiratória equina em Portugal.
Sendo o bem-estar e a saúde dos cavalos, pilares fundamentais para o desenvolvimento deste setor no nosso território, esta é uma oportunidade de contribuir para a partilha de conhecimentos e experiências nesta área, com a qual possuimos forte ligação e tradição.