-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Hidrogénio verde da HyChem injetado na Rede Nacional de Gás
Hidrogénio verde da HyChem injetado na Rede Nacional de Gás

A HyChem e a Floene Energias, através da Lisboa Gás, assinaram um contrato para a realização de um investimento que possibilitará a injeção de hidrogénio verde na rede de gás da região de Lisboa.
O investimento, na ordem dos 4,7 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a construção de 8,5 quilómetros de rede para permitir a ligação da unidade de produção de hidrogénio da HyChem, na Póvoa de Santa Iria, à infraestrutura nacional de gás.
Após a construção dessa ligação, prevê-se que o início da distribuição de hidrogénio verde possa ocorrer em 2027, consubstanciando assim o objetivo de introdução de uma proporção previamente estabelecida de gases renováveis na rede nacional de distribuição de gás.
O projeto, que estima a descarbonização de cerca de 30 GWh de energia por ano e contribui para as metas nacionais no combate às alterações climáticas, vai beneficiar quase meio milhão de clientes domésticos e cerca de 1300 clientes industriais, que poderão ver as suas emissões de carbono reduzidas sem existir a necessidade de substituírem equipamentos já em utilização.
Esta iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) e com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), que promovem a produção e utilização de gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano.