-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Lançamento da primeira pedra do Terminal Fluvial de Castanheira do Ribatejo
Lançamento da primeira pedra do Terminal Fluvial de Castanheira do Ribatejo





Foi assinalado, no dia 7 de julho, o arranque da obra de construção do Terminal Fluvial de Castanheira do Ribatejo, projeto que vai concretizar o sistema logístico metropolitano, com maior multimodalidade, retirada de camiões dos núcleos urbanos, e a redução de emissões de carbono nas operações logísticas nacionais.
“Uma nova infraestrutura que vai dar apoio à atividade marítimo-portuária e logística do Porto de Lisboa, e também à Plataforma Logística que marca – verdadeiramente – a porta de entrada na capital do País”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A Plataforma Logística Lisboa Norte apresenta, segundo referiu Fernando Paulo Ferreira, uma “grande dinâmica económica, logística, industrial e das novas tecnologias, que abriga já duas dezenas de grandes empresas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas, com forte potencialidade na inovação e investigação, e que está no radar do investimento na península ibérica”.
Com este novo cais, “entraremos numa nova fase de captação de investimento nacional e estrangeiro, e estamos já a trabalhar para a expansão deste site económico, que tem todas as potencialidades para modernizar a Área Metropolitana de Lisboa e melhorar o funcionamento desta grande cidade europeia, que é o conjunto da AML”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
O projeto foi apresentado na plataforma logística Lisboa Norte, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, em representação do ministro Miguel Pinto Luz.
“A criação de alternativas é absolutamente crítica para a competitividade da nossa logística. Este projeto representa uma inovação em Portugal, inserida numa interceção perfeita entre o rio, a ferrovia e a rodovia”, sublinhou o secretário de Estado, defendendo o reforço das ligações ferroviárias aos portos nacionais, no âmbito do projeto de quadruplicação da Linha do Norte, entre Lisboa e Carregado.
Com investimento de 11 milhões de euros, o projeto pretende retirar entre 100 a 400 camiões por dia das vias rodoviárias entre Lisboa e Vila Franca de Xira, contribuindo para a diminuição de mais de mil toneladas de emissões de dióxido de carbono equivalentes por ano.
Resultado de uma parceria estratégica entre o Grupo ETE e o Grupo Pousadinha, o novo Terminal Fluvial vai permitir a criação de 50 postos de trabalho diretos e 200 indiretos.