-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Lisbon Campus terá energia limpa
Lisbon Campus terá energia limpa

A EDP e a Merlin Properties assinaram um acordo de parceria com o objetivo de ser fornecida energia elétrica, tendo por base exclusivamente fontes renováveis, ao Lisbon Campus, um dos maiores Data Centers da Península Ibérica e que está atualmente em construção na Plataforma Logística de Lisboa Norte.
Segundo o comunicado divulgado pela Merlin Properties: “a colaboração entre as duas empresas pretende responder à crescente procura por soluções de energia renovável para alimentar infraestruturas tecnológicas. A EDP planeia implementar o maior projeto de energia solar descentralizada da sua história num único local, com centrais solares que poderão atingir até 100 MWp de capacidade instalada para fornecer energia a estes centros de dados.”
O projeto de energia solar descentralizada que a EDP pretende desenvolver será complementado por outras soluções de fornecimento de energia de longo prazo, permitindo que a MERLIN Edged (joint-venture gestora dos Data Centers) tenha acesso a eletricidade produzida com base em fontes renováveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Segundo afirmou Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP: “A rápida expansão da Inteligência Artificial está impulsionando o aumento global no desenvolvimento de data centers, gerando oportunidades económicas e de emprego significativas. Essas infraestruturas de grande porte exigem um fornecimento de energia robusta, confiável e acessível, acelerando ainda mais a procura por projetos de energia renovável. A Península Ibérica está particularmente bem posicionada para liderar esse crescimento, graças às suas fortes capacidades, abundantes recursos renováveis e preços de energia competitivos. Os novos data centers MERLIN Edged serão alimentados por uma fonte de energia renovável, eficiente e confiável, uma área na qual a EDP está totalmente preparada. Este é mais um exemplo do compromisso da EDP em ser um parceiro fundamental na jornada de descarbonização de grandes empresas”.
Por sua vez, Ismael Clemente, CEO da MERLIN: “Estamos perante um mercado em franco crescimento, impulsionado pela rápida evolução tecnológica e pelo elevado consumo digital. Isto tem aumentado significativamente a procura por data centers, num contexto de escassez de oferta que exige um desenvolvimento ágil e responsável. O desafio é fazê-lo de forma sustentável e eficiente, num setor tradicionalmente intensivo em energia e água. Como prova do nosso compromisso, os nossos data centers têm consumo líquido zero de água para refrigeração e consomem 67% menos energia nestes sistemas, em comparação com a média europeia. É com orgulho que anunciamos esta parceria com a EDP, que garante um fornecimento energético sustentável e contribui para o posicionamento de Portugal como um mercado de referência no setor dos data centers”.
Importa por último realçar que o Lisbon Campus na Castanheira do Ribatejo funcionará com a sua própria energia, gerando inúmeros benefícios adicionais, nomeadamente maior eficiência energética, redução de custos operacionais, maior independência energética e uma contribuição significativa para a redução das emissões de carbono na região. Uma abordagem que permite que as empresas possam otimizar o seu fornecimento de energia e reduzir custos, e em simultâneo, apoiar e contribuir para as metas locais e nacionais de sustentabilidade ambiental.