-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Município de Vila Franca de Xira recebe o Centro Logístico de Distribuição da WORTEN
Município de Vila Franca de Xira recebe o Centro Logístico de Distribuição da WORTEN



No passado dia 18 de julho de 2025 realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra do centro logístico de distribuição Worten Orders Park, na Plataforma Logística Lisboa Norte, Castanheira do Ribatejo, dando-se assim início à sua construção.
Resultado de um avultado investimento que está a ser feito pelas entidades promotoras, o Worten Orders Park, cuja inauguração está prevista para 2028, nasce de uma parceria entre a Worten e a MERLIN Properties, indo ocupar mais de 120 mil m2 na Plataforma Logística Lisboa Norte e vai abastecer a rede de mais de 200 lojas da Worten na Península Ibérica.
Na cerimónia, estiveram presentes, entre muitos outros, Fernando Paulo Ferreira (Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira), Ismael Clemente (CEO da MERLIN Properties), Mário Pereira (COO da Worten), Pedro Chainho (Head of Supply Chain da Worten) e Marcelo Martins (Director of Logistics Warehouse Management da Worten).
Na sua intervenção, Fernando Paulo Ferreira afirmou que “estamos no melhor site para investimentos na Área Metropolitana de Lisboa, com logística, novas tecnologias, indústria e intermodalidade... Com visão, confiança e arrojo, que é como estamos habituados a trabalhar, o concelho atraiu os maiores investimentos nacionais dos últimos quatro anos e, no espaço de dois anos, instalou-se aqui o Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin; está em obra um dos maiores Data Centers da Península Ibérica (Lisbon Campus); arrancou a obra para o novo Cais Fluvial de Lisboa; e agora arranca mais este importante investimento da Worten”.
"A estratégia municipal consiste em continuar a desenvolver este site económico, com mais força e dinâmica, mais players", adiantou o Presidente da Câmara, referindo que "estão já criados mil postos de trabalho e, no futuro, devem chegar aos três mil. Estamos já a trabalhar com as diversas empresas aqui instaladas no Master Plan para aumentar a capacidade de desenvolvimento desta vasta área”, designada de Área Económica da Castanheira do Ribatejo.
A partir de Vila Franca de Xira, está a ser criado valor para o território nacional: “Este é o site mais bem localizado para servir o País, e está a ser feito um trabalho de fundo (que certamente o Governo apoiará) e que permitirá desenvolver o ecossistema económico e industrial aqui instalado e melhorará a capacidade económica e competitiva de Portugal”.
Para isso, defendeu, o “Governo deve saber aproveitar a modernização da linha do Norte para criar um ramal dedicado, que sirva para alavancar as exportações nacionais, reduzir a fatura ambiental do País, e modernizar a Área Metropolitana de Lisboa”.