Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CM Vila Granca de Xira
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Pelourinho de Alhandra

Pelourinho de alhandra 1 1024 2500


Classificado como Imóvel de Interesse Público (Dec. N.º 23 122, DG 231, de 11 de outubro de 1933), este pelourinho não se inscreve na tipologia dos demais existentes no concelho indubitavelmente manuelinos, tanto na feição decorativa como no perfil. Pela simplicidade arquitetónica da coluna e pelos seus complementos pode-se perfilhar a hipótese do pelourinho ter sido erigido no reinado de D. João III. Foi alvo de diversas análises, com vista à sua reconstituição e reimplantação, uma vez que, desde o seu apeamento em 1893, se encontrava depositado na Quinta dos Bichos, em S. João dos Montes.

Os elementos pétreos originais deste monumento foram submetidos, entre novembro e dezembro de 2000, a uma intervenção de limpeza e conservação, a fim de se efetuar a montagem com os elementos pétreos executados em 1972, época em que se deu início ao processo de reimplantação deste pelourinho. Prevê-se a sua reimplantação na Praça 7 de Março, local de onde é originário.


Localização: Os diversos elementos que o compõem encontram-se atualmente depositados nas instalações da Junta de Freguesia de Alhandra.
GPS: 38° 55' 36.46" N, 9° 0' 31.20" W