Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Cultura Tauromáquica


Vila Franca de Xira tem uma fama atestada pela criação de cavalos e toiros de lide, pela manutenção da figura ímpar do Campino, pelas gerações de forcados, pelo entusiasmo popular nas esperas e pela arte de cavaleiros e matadores de toiros que levaram longe o nome do Município. As tradições na arte tauromáquica estão bem patentes no património e nos eventos levados a cabo pela Câmara Municipal.

  • Lugares da Tauromaquia | Vila Franca de Xira

COLETE ENCARNADO_sem fundo-01
O Colete Encarnado é detentor do galardão das “7 Maravilhas da Cultura Popular”


Após um total de 504 candidaturas e de uma seleção por um painel de especialistas composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, competiu entre um total de 14 patrimónios culturais de grande valor de Portugal continental e insular. Foi vencedor na região de Lisboa a 12 de agosto’20 . Na sua semifinal, a 23 de agosto, foi apurado finalista do concurso.

Na grande final recebe este título, fazendo jus à homenagem que preconiza anualmente, nesta festa, à figura ímpar do Campino.

Estes resultados foram possíveis pela mobilização que se gerou em torno desta candidatura e pelo enorme apoio recebido de todos quantos já experienciaram este momento de emoções únicas.

Também a madrinha nesta competição, a Dália Madruga Tenório, contribuiu para o reconhecimento daquele que é um dos cartões de visita do Ribatejo, do País e mesmo além-fronteiras.

Reveja aqui o momento da entrega de prémio de vencedor!

Participação do Colete Encarnado na gala

 


imagem