- Município
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Eleitos
- Regimento
- Sessões
- Comissões
- Notícias
- Acesso Privado - Eleitos AMVFX
- Freguesias
- Gestão Financeira
- Procedimentos administrativos - Conferências procedimentais
- Urbanismo
- Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas por Operações Urbanísticas
- Requerimentos
- Serviços Online
- Meios de Pagamento
- Legislação
- Receções ao Público
- Consulta de Processos
- Como obter cópia de documentos
- Planeamento e Ordenamento do Território
- Obras Municipais
- Reabilitação Urbana
- Requalificação da Frente Ribeirinha
- Plano de Ação da Estratégia de Regeneração Urbana do Concelho de Vila Franca de Xira
- Áreas de Reabilitação Urbana (ARU)
- Direito de Preferência
- Operações de Reabilitação Urbana (ORU)
- Sistema de Incentivos à Revitalização Empresarial e Reg. Urbana (SIRERU)
- Lider A
- Newsletter - Fundos Comunitários
- Proteção Civil
- SMAS
- Projetos Cofinanciados
- Atendimento ao Público
- Requerimentos
- Comunicados
- Comissão Arbitral Municipal
- Sistema de Gestão da Qualidade
- Viver
- O Concelho
- Notícias
- Avisos
- Educação
- Promoção do Sucesso Educativo e Inclusão
- Iniciativas
- Escola a Tempo Inteiro
- Refeições Escolares
- Ação Social Escolar
- Transportes Escolares
- Participações Institucionais
- Carta Educativa
- Escolas
- Básicas
- Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes
- Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães
- Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso
- Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde
- Agrupamento de Escolas do Forte da Casa
- Agrupamento de Escolas da Póvoa de Sta. Iria
- Agrupamento de Escolas de Vialonga
- Agrupamento de Escolas Alves Redol
- Agrupamentos de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos
- Secundárias
- Básicas
- Associações de Pais
- Coesão Social
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado
- Habitação Social
- Infância
- População Sénior
- Projeto Ativamente – Envelhecimento Ativo
- Projeto ART FOR ALL – Inclusão pela Arte
- Projeto #Direitos.Com
- Pessoas com Deficiência
- Centros Comunitários
- Integração Social
- Rede Social
- Saúde
- Plano Municipal para a Igualdade
- Jogo “Dignilândia – Terra dos Direitos”
- Ambiente
- Plano de Ambiente
- Acompanhamento Ambiental
- Educação Ambiental
- Zonas Verdes e Hortas Urbanas
- Gestão de Recursos Hídricos
- GLOCAL
- Manual de Boas Práticas Ambientais
- Adaptação às Alterações Climáticas
- Plano de Ação - Gestão de Resíduos
- Plano de Acessibilidades
- Pragas Urbanas
- Qualidade do Ar
- Resíduos
- Veículos em presumível estado de abandono
- Ligações Úteis
- Cultura
- Desporto
- Juventude
- Associativismo
- Apoio ao Consumidor
- Centro de Recolha Oficial
- Visitar
- Investir
- Participar
Cultura Tauromáquica
![]()
Conhecida por terra mãe de touros e toureiros, Vila Franca de Xira possui fama atestada pela criação toiros de lide e cavalos e, pela preservação da figura ímpar do Campino, cujo galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular” atribuído à Festa “Colete Encarnado” veio confirmar; pelas gerações de forcados que têm integrado a história do seu Grupo, desde 1032, sendo um dos mais reconhecidos no País; pelas esperas de toiros que enchem as ruas de entusiasmo popular e pela arte de cavaleiros e matadores de toiros que levaram longe o nome do Município.
As tradições na arte tauromáquica têm o seu expoente máximo no património e nos eventos levados a cabo pela Câmara Municipal que expressa, com diversas abordagens, as linguagens artísticas associadas a esta Cultura. Organizando espetáculos taurinos, exposições, colóquios e homenagens que reforçam os nomes Vila-Franquenses que soaram nas arenas do Mundo, finca a sua relevância no reconhecimento desta vertente identitária.
Preservando memórias históricas, também a estatuária alusiva pontua as ruas e é possível de usufruir num agradável passeio pedestre. Com início em Alhandra, junto ao Monumento à Tauromaquia, um passeio pelo caminho ribeirinho traz-nos à centenária e emblemática Praça de Toiros Palha Blanco para, depois, na Cidade, nos depararmos com monumentos, bustos, mausoléus, tertúlias e a Casa dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Atravessando o rio até ao campo, nas Lezírias, encontramos o elemento rei da Arte, o toiro, no seu habitat natural, mas também a Escola de Toureio José Falcão, onde novos e graúdos trabalham a relação de Homem e bravura.
A Feira das Tertúlias, a Semana da Cultura Tauromáquica, o Colete Encarnado e a Feira Anual são os eventos que ditam, no Concelho, o tom e a emoção da Festa Brava.
O Colete Encarnado é detentor do galardão das “7 Maravilhas da Cultura Popular”
Após um total de 504 candidaturas e de uma seleção por um painel de especialistas composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, competiu entre um total de 14 patrimónios culturais de grande valor de Portugal continental e insular. Foi vencedor na região de Lisboa a 12 de agosto’20 . Na sua semifinal, a 23 de agosto, foi apurado finalista do concurso.
Na grande final recebe este título, fazendo jus à homenagem que preconiza anualmente, nesta festa, à figura ímpar do Campino.
Estes resultados foram possíveis pela mobilização que se gerou em torno desta candidatura e pelo enorme apoio recebido de todos quantos já experienciaram este momento de emoções únicas.
Também a madrinha nesta competição, a Dália Madruga Tenório, contribuiu para o reconhecimento daquele que é um dos cartões de visita do Ribatejo, do País e mesmo além-fronteiras.

