Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Vila Franca de Xira é alargado a 32 entidades

16 Mai 2019

Assinatura de Protocolo realiza-se a 21 de maio no Salão Nobre da Câmara Municipal

Flyer_saasi 1

No próximo dia 21 de maio (3.ª Feira), pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira, vai ser assinado o Protocolo relativo ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI) do Concelho de Vila Franca de Xira. O protocolo celebrado em 2016 com 28 entidades é agora renovado e alargado a um total de 32 entidades, mantendo o seu principal objetivo: qualificar o atendimento social e o trabalho em parceria, com vista a uma resposta mais eficaz e eficiente às solicitações da população em situação de vulnerabilidade. O documento será assinado entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Instituto de Segurança Social e 30 entidades que integram a Rede Social do Concelho de Vila Franca de Xira. As entidades parceiras incluem todas as Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, o Hospital de Vila Franca de Xira e o Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Agrupamento de Escolas de Vialonga, Associações, IPSS’s e Coletividades do Concelho.

O Atendimento e Acompanhamento Social, enquanto medida de política social, constitui um espaço privilegiado de manifestação e interpretação diagnóstica das necessidades e dos problemas da população, os quais pela sua natureza dimensional persistente, exigem uma intervenção continuada e global. O SAASI de Vila Franca de Xira rege-se pelos princípios do trabalho em parceria, territorialização da intervenção e participação de todos os intervenientes, centrando-se no indivíduo, na família e na comunidade, otimizando os resultados da intervenção social e rentabilizando os recursos disponíveis, tendo demonstrado, nestes três anos de implementação, resultados muito positivos. No âmbito da cerimónia de assinatura deste novo Protocolo, será feita uma apresentação de balanço da atividade do serviço nos últimos três anos.

Também no dia 21 de maio, a partir das 14h30, na Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira, irá realizar-se um Encontro Técnico cuja temática será também o Serviço de Atendimento Social Integrado. Dirigido aos agentes locais e aos técnicos da área social, serão apresentados modelos de atendimento e acompanhamento social integrado de diversos municípios da Área Metropolitana de Lisboa, bem como casos práticos por parte de especialistas ligados à saúde mental e saúde pública.