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Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

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Atendimento

Uma das grandes prioridades  nacionais tem sido “Simplificar e Aproximar”.

Simplificar o acesso a determinadas atividades, simplificar o acesso a determinados serviços, sempre com o objetivo, da administração poder dar uma resposta pronta e eficaz às necessidades dos cidadãos e das empresas.

Aproximar os Cidadãos tem claramente implícito fomentar o uso de ferramentas digitais tornando a administração mais moderna e mais eletrónica.

Neste sentido a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem agora disponível um conjunto de novas funcionalidades no seu site.

Trata-se de uma plataforma que vem transformar o atendimento online da Autarquia.

Através desta plataforma a Autarquia tem a possibilidade de:

  • Atender por chat ou vídeo na área do Municipe do site do Município;
  • Configurar respostas rápidas a perguntas frequentes dos cidadãos;
  • Receber e responder aos formulários submetidos online;
  • Disponibilizar agendamento para atendimento online ou presencial Loja do Municipe de Alverca, Póvoa ou Vila Franca de Xira;
  • Enviar mensagens por email ou SMS a cidadãos com possibilidade de retorno.

Da parte dos cidadãos e em termos mais concretos passa a ser possível:

  • Registar-se na área de Municipe com o cartão de cidadão;
  • Interagir com a autarquia através do chat simples e com menu de navegação;
  • Submeter formulários de pedidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD);
  • Ter os formulários pré-preenchidos com base nos dados de identificação registados;
  • Receber mensagens enviadas pelos operadores via email ou SMS;
  • Responder a mensagens, podendo inclusive enviar anexos;
  • Agendar um atendimento online com base na área que deseja e podendo esse atendimento ser por mensagem de texto ou via vídeo;
  • Agendar um atendimento presencial para a área que pretenda na Loja do Municipe de Alverca, Póvoa ou Vila Franca de Xira.

De salientar que toda a informação é recolhida de forma segura, informada e consentida de acordo com Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Esta plataforma veio no seguimento de uma estratégia de desmaterialização e simplificação de serviços, que nos tempos complicados que atravessamos devido ao COVID-19 vai permitir evitar algumas das deslocações físicas dos cidadãos que nos procuram e sem dúvida que com esta simplificação do atendimento será possível conceder aos cidadãos e empresas a possibilidade de escolherem o canal de comunicação com o município que mais lhe convém.

Acreditamos na enorme facilidade de adaptação às novas realidades e numa adesão a este processo que claramente é um processo facilitador das relações Município/Cidadãos.