Município de Vila Franca de Xira cria linha gratuita de apoio psicológico

06 Abr 2020

Medidas extraordinárias de apoio – Pandemia COVID-19

imagem apoio psicologico

No âmbito das medidas extraordinárias de apoio que o Executivo Municipal criou para apoiar os munícipes em situação vulnerável, foi criada uma linha telefónica gratuita de apoio e encaminhamento psicológico, disponível através do número 800 210 117, de segunda-feira a domingo, das 9h às 20h.

O objetivo desta linha é disponibilizar uma ajuda, acessível a qualquer pessoa e a partir de qualquer local, que facilite o desenvolvimento de estratégias ativas de adaptação, minimizando o impacto negativo do isolamento. O confinamento determinado para o combate à pandemia COVID-19, pode provocar sentimentos de ansiedade, medo, preocupação, entre outros. Neste contexto, há ainda a possibilidade de, em determinados casos, as circunstâncias despoletarem uma patologia ao nível da saúde mental ou até desencadearem-se episódios de agudização em pessoas com patologia prévia.

Esta linha telefónica de apoio psicológico assegura que as pessoas que se encontrem nesta situação de vulnerabilidade sejam escutadas e encontrem uma resposta adequada de suporte emocional. Para tal, é realizada uma intervenção assente num modelo de prestação de primeiros socorros psicológicos com vista a uma resposta próxima e imediata em situação de crise.

A intervenção assenta em quatro pilares de apoio e orientação: Tranquilizar (ajudar a acalmar, confortar e orientar); Conectar (recolher informações sobre possível rede de suporte de família, amigos, outros próximos); Informar (recursos existentes e incentivar a sua utilização) e Confiança (esclarecer boatos e distorções, sempre que possível).

A operadora (psicóloga Municipal) poderá ajudar a diminuir a perceção de isolamento; prestar suporte emocional e orientar estratégias que promovam a adaptação à mudança e até às situações de crise. Estão ainda previstas abordagens que visem a promoção de perceções positivas, sentimentos de autoeficácia e de competência pessoal, indispensáveis para a vivência desta fase com tranquilidade. Ao nível do bem-estar, podem ainda ser abordadas soluções adaptativas aos efeitos do stress e da ansiedade, decorrentes da situação pandémica e das limitações que impõem à vida dos Munícipes.

Ligue-nos, ninguém está sozinho!

Estamos todos juntos!