Exposição sobre emblemática Chapelaria Porfírio

26 Junho 2018

Está patente no núcleo-sede do Museu Municipal, em Vila Franca de Xira, uma exposição que revela parte do seu acervo da coleção da antiga Chapelaria Porfírio, icónico estabelecimento comercial que marcou a cidade de Vila Franca de Xira ao longo das suas várias décadas de funcionamento, na Rua Miguel Bombarda.

A exposição integra algumas peças de grande originalidade, de onde se destaca um conformador das décadas de 50/ 60 do século XX, objeto que permitia realizar moldes em cartão com o formato exato da cabeça do cliente, que deu mote à imagem gráfica, e também um interessante conjunto de fotografias que fazem memória da realidade dos estabelecimentos comerciais de outrora.

Fundada a 26 de setembro de 1926, pelo então jovem empresário, José Porfírio da Silva, a chapelaria passa, após o falecimento do seu fundador, à propriedade daquele que foi o seu aprendiz desde os seis anos de idade, Fernando Gomes dos Santos, e é com a sua morte que esta coleção chega ao Museu Municipal, aquando da doação efetuada pela sua viúva em 2009.

A exposição pode ser visitada até 31 de dezembro de 2019, e inclui a oferta de um conjunto de ações a cargo do Serviço Educativo do Museu Municipal, acessíveis mediante marcação prévia.

Museu Municipal - Núcleo-Sede
Rua Serpa Pinto, n.º 65 | 2600-263 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 11.64" N, 08º 59' 18.10" W
E-mail: museumunicipal@cm-vfxira.pt
Website: www.museumunicipalvfxira.pt
Horário: 3.ª feira a domingo, 9h30-17h30; Encerra à 2.ª feira e feriados.