Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CM Vila Granca de Xira
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Daniel Pereira Cristo encanta no Ateneu Artístico Vilafranquense

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
26 Fevereiro 2019

Teve lugar no passado sábado, dia 23 de fevereiro, no Ateneu Artístico Vilafranquense, a atribuição oficial do Prémio Carlos Paredes 2018 e de seguida um grandioso concerto com o vencedor, distinção que coube a Daniel Pereira Cristo, pela obra “Cavaquinho Cantado”. Esta foi uma decisão unânime do júri, que considerou a obra um disco de continuidade para a valorização nacional e internacional do cavaquinho e de todo o trabalho realizado em torno deste tetracórdio por Júlio Pereira.

A entrega do Prémio ficou a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita e da Sr.ª Vereadora responsável pelo Pelouro da Cultura na Câmara Municipal, Manuela Ralha, perante um auditório cheio pronto a assistir a um concerto especial. Com 12 músicos em palco, elevaram a música e instrumentos de raíz a outro nível, apresentando com atualidade e contemporaneidade o orgulho na música que é genuinamente portuguesa.

Desde muito cedo na vida de Daniel Pereira Cristo, os instrumentos tradicionais e os cordofones em particular, fazem parte da sua existência e da sua música. O seu percurso a solo começa com um desafio vindo da Galiza e com o convite de Júlio Pereira, para fazer um trabalho discográfico que aliasse o Canto com o Cavaquinho. É a partir de todas estas experiências e vivências, que surge “Cavaquinho Cantado”.