Daniel Pereira Cristo encanta no Ateneu Artístico Vilafranquense

26 Fevereiro 2019

Teve lugar no passado sábado, dia 23 de fevereiro, no Ateneu Artístico Vilafranquense, a atribuição oficial do Prémio Carlos Paredes 2018 e de seguida um grandioso concerto com o vencedor, distinção que coube a Daniel Pereira Cristo, pela obra “Cavaquinho Cantado”. Esta foi uma decisão unânime do júri, que considerou a obra um disco de continuidade para a valorização nacional e internacional do cavaquinho e de todo o trabalho realizado em torno deste tetracórdio por Júlio Pereira.

A entrega do Prémio ficou a cargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita e da Sr.ª Vereadora responsável pelo Pelouro da Cultura na Câmara Municipal, Manuela Ralha, perante um auditório cheio pronto a assistir a um concerto especial. Com 12 músicos em palco, elevaram a música e instrumentos de raíz a outro nível, apresentando com atualidade e contemporaneidade o orgulho na música que é genuinamente portuguesa.

Desde muito cedo na vida de Daniel Pereira Cristo, os instrumentos tradicionais e os cordofones em particular, fazem parte da sua existência e da sua música. O seu percurso a solo começa com um desafio vindo da Galiza e com o convite de Júlio Pereira, para fazer um trabalho discográfico que aliasse o Canto com o Cavaquinho. É a partir de todas estas experiências e vivências, que surge “Cavaquinho Cantado”.