De volta à Festa Maior: Colete Encarnado!

11 Junho 2019

CE2019

No primeiro fim de semana de julho cumpre-se a tradição e vive-se o Colete Encarnado em Vila Franca de Xira. São 87 anos de uma carismática festa que se instituiu como marca do Concelho e no mundo da Festa Brava. Celebrando a figura ímpar do Campino e as tradições ligadas ao campo são três dias que não deixam ninguém indiferente. Além das ansiadas Esperas e Largadas de toiros nas ruas, a Corrida de Campinos, a Homenagem ao Campino (José Joaquim da Silva) com a entrega do Pampilho de Honra (Joaquim Luís Vicente), o Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas e a garraiada trazem momentos repletos de emoção, cor e alegria contagiante.

Os tertulianos marcam presença e abrem portas para mostrar o seu espólio e contar histórias a aficionados e curiosos e, na noite de sábado, a sardinha é assada no Posto Público da Câmara Municipal para todos quantos queiram.

A animação musical distribui-se por vários palcos, abarcando cada recanto da Cidade. Os grandes concertos, na Av. Pedro Vítor, estão este ano a cargo dos Resistência, seguida de uma Festa M80, El Amir – Flamenco, R.A.Y.A., Los Cavakitos e Orquestra Ligeira do Exército, entre muito mais animação pelas ruas da Cidade.

A Praça de Toiros Palha Blanco prevê para esta altura, como habitualmente, espetáculos taurinos, dos quais se destaca a corrida de toiros no domingo, dia 7 de julho.

Agarramos a tradição com gosto e orgulho. Siga o programa e venha viver esta Festa connosco!

• Programa completo

• Revista “Colete Encarnado”

Na Praça de Toiros Palha Blanco, na madrugada de 6 para 7 de julho, pelas 2h00, decorre a tradicional garraiada da sardinha assada. Diante quatro novilhos de António Valente, atuam os cavaleiros amadores Marco Santos, Érica Correia, Marco Tomás e Leal Sebastian, estando as pegas a cargo dos mais jovens elementos dos forcados amadores de Vila Franca de Xira.

O espetáculo de domingo, dia 7, conta com um grande cartel de toiros, onde estarão presentes os triunfadores da temporada 2018 na Palha Blanco. Em praça anunciam-se os cavaleiros António Telles e Francisco Palha, os forcados amadores de Vila Franca de Xira e o matador de toiros António João Ferreira, numa tarde em que se lidam seis toiros da ganadaria São Torcato.

Xiro“Uma Festa com bom Ambiente!”

O Colete Encarnado quer reduzir a sua pegada ecológica. Para o efeito, os géneros alimentares serão distribuídos pela Câmara Municipal, na Noite da Sardinha Assada, em recipientes biodegradáveis.
Pratos, talheres, tigelas, copos e cuvetes (para as sardinhas) estarão disponíveis no posto público da sardinha assada na Av. Pedro Vitor.

Os copos reutilizáveis estarão à venda no Posto de Turismo - 0,50€

A médio prazo, o objetivo passa pela utilização de recipientes recicláveis e/ou reutilizáveis pelos próprios estabelecimentos comerciais durante os três dias do evento. Em 2020 a sua utilização passará a ser obrigatória.
Não se esqueça, ainda, de depositar os resíduos e detritos nos pontos de recolha que serão reforçados durante a Festa.
Faça desta uma Festa amiga do Ambiente!

IMG_6925    IMG_6937

sem_titulo_1_750_2000