Teatro e Música ao Vivo animam as Noites de Verão do Concelho de Vila Franca de Xira

19 Junho 2019

Programação Cultural estende-se a seis territórios

Noites_Verao

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com diversos agentes do Concelho ligados à Cultura e ao Movimento Associativo, volta a promover entre os meses de junho a setembro a Programação Cultural de Verão, que este ano se estende a seis territórios: Alhandra, Alverca, Castanheira, Póvoa de Santa Iria / Forte da Casa, Vialonga e Vila Franca de Xira. Esta iniciativa traz animação musical e teatral a diversos locais, indo ao encontro de múltiplos interesses e gostos e criando, ao mesmo tempo, excelentes oportunidades de fruição do espaço público.

Os espetáculos iniciaram-se a 15 de junho, na Praia dos Pescadores (Póvoa de Santa Iria / Forte da Casa). Neste que é um dos locais privilegiados do Concelho, os espetáculos musicais “Rio Spot” vão realizar-se aos Sábados, entre as 17h00 e as 19h00, em parceria com Mauro Corage.

As “Noites no Largo do Pelourinho” arrancaram no passado dia 21 de junho, em Alverca, em parceria com o Cegada Grupo de Teatro. O programa que todos os anos atrai centenas de pessoas à Praça João Mantas, este ano propõe uma viagem, através da música, por diversos países, sempre à 6.ª Feira, às 21h00. A programação cultural em Alverca é ainda complementada com a “Música no Museu”, aos Domingos à tarde, diversos grupos culturais concelhios irão atuar neste mesmo local.

Em Alhandra, o “Rio Lounge” anima as noites de Sábado, sempre às 22h00, numa programação que se inicia em julho e se estende até setembro. Em parceria com a Sociedade Euterpe Alhandrense, a realização dos espetáculos na Praça Soeiro Pereira Gomes permite também desfrutar da proximidade do rio Tejo e da excelente frente ribeirinha que liga Alhandra a Vila Franca de Xira.

Também em parceria com a Sociedade Euterpe Alhandrense, decorre em Vialonga, no Parque Urbano da Quinta da Flamenga, o “Flamenga Rock’s”, os espetáculos realizam-se às 6.ªs Feiras, pelas 22h00.

Em Vila Franca de Xira, as “Noites de Verão” dividem-se entre o Teatro e a Música, numa parceria com o Ateneu Artístico Vilafranquense, e irão decorrer no Largo da Câmara Municipal, bem no centro da Cidade. Esta programação inicia-se em julho, depois das Festas do Colete Encarnado, com “Eu, Variações”, espetáculo de Teatro Musical que esgotou por completo o Auditório do Ateneu em fevereiro deste ano.

Na Castanheira do Ribatejo, os “Sons & Ritmos de Verão” acontecem em agosto e setembro no Adro da Igreja, numa programação em parceria com o Juventude da Castanheira, os espetáculos irão decorrer aos sábados, pelas 22h00.

O “Forte na Rua” acontece em julho e agosto, no Largo da Junta de Freguesia, no Forte da Casa . A programação é bastante diversificada neste local, proporcionando assim noites que vão desde o Fado à Poesia, Jazz e Stand-Up. Numa parceria com o Grémio Dramático Povoense, os espetáculos decorrem pelas 21h30, nas datas indicadas.

Os espetáculos são de entrada livre.