Museu do Neo-Realismo dedica exposição ao pintor Rui Filipe

Exposição Rui Filipe (7)
Exposição Rui Filipe (4)
03 Fevereiro 2020

Inaugurou no passado dia 15 de fevereiro, no Museu do Neo-Realismo, uma exposição dedicada ao pintor Rui Filipe (Beira, Moçambique, 1928 –Lisboa, 1997). Patente até 24 de maio, a exposição procura contribuir para a (re)descoberta do percurso e da relevante criação artística daquele autor, cuja obra, de onde sobressaem aspetos da cultura visual neorrealista, revela a preocupação humanista de Rui Filipe, presente em toda a sua produção artística.

De acordo com Paula Loura Batista, curadora, o propósito deste projeto expositivo é antológico, pretendendo “resgatar no tempo e nas diversas geografias de Rui Filipe (Moçambique, Lisboa, Porto, Madrid, Paris e Londres), um percurso de mais de 50 anos de criação artística”.

Desta exposição fazem parte um conjunto de obras que se encontravam já em depósito no Museu do Neo-Realismo, a que se junta o vasto espólio, sobretudo documental, recentemente doado pelos herdeiros do pintor Rui Filipe, bem como obras de outras coleções, institucionais e privadas, nomeadamente do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e do Museu Calouste Gulbenkian, bem como de coleções particulares.

Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, n.º 45 | 2600-099 Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57' 19.16" N, 08º 59' 19.82" W
E-mail: neorealismo@cm-vfxira.pt
Website: www.museudoneorealismo.pt
Horário: 3.ª a 6.ª feira, 10h00-18h00; Sábado e domingo, 10h00-19h00.
Encerra à segunda-feira e feriados.