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Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

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Salas de Aula do Futuro chegam a três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Vila Franca de Xira

Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco (2.º, 3.º Ciclo e Sec.)
Jardim de Infância do Bairro do Paraíso
Escola Básica do Bom Sucesso (1.º, 2.º e 3.º Ciclo)
13 Fevereiro 2020

Inauguração a 17 de fevereiro

É já na próxima 2.ª Feira, 17 de fevereiro, a inauguração das três Salas do Futuro que passam a funcionar na Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira e Alverca do Ribatejo. Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, as Salas de Aula do Futuro serão inauguradas de acordo com a seguinte programação:

  • 09h00 | Escola Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco (Póvoa de Santa Iria)
  • 10h00 | Escola Básica do Bairro do Paraíso (Vila Franca de Xira)
  • 11h00 | Escola Básica do Bom Sucesso (Alverca)

As Salas de Aula do Futuro constituem-se como ambientes educativos inovadores que decorrem das transformações tecnológicas das últimas décadas e dos rápidos avanços da sociedade, que têm um alcance amplo e profundo em vários setores, nomeadamente no da Educação. Com um investimento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira orçado em cerca de 45.000€ (média de 15.000€/sala), as Salas de Aula do Futuro estão dotadas com diversos equipamentos tecnológicos, tais como ecrã interativo, tablets, software pedagógico e outras aplicações.

Estas salas estimulam a adoção de novas práticas pedagógicas, orientadas para o acompanhamento individual da evolução do aluno e assumindo o professor como um facilitador e mediador do conhecimento adquirido, em oposição ao velho paradigma do professor como detentor e único transmissor de conhecimento. São também uma medida de combate ao insucesso escolar, já que a sua utilização representa um desafio para os alunos, apelando às suas motivações e ao seu quotidiano.

O mobiliário presente nas Salas de Aula do Futuro permite múltiplas formas de organização do trabalho escolar (trabalho em grupo, individualizado, colaborativo e cooperativo), abrangendo diferentes faixas etárias e potenciando a interdisciplinaridade, a articulação curricular e a aprendizagem colaborativa.