Coronavírus – Recomendações Gerais da DGS

21 Abril 2020

Nutrimento-imagemArtigo_base

Inquérito da DGS pretende conhecer os comportamentos dos portugueses no contexto da pandemia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a realizar um estudo para conhecer os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em confinamento social na sequência da Covid-19.

O inquérito, disponível aqui, destina-se a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, que se encontrem em contenção social há, pelo menos, uma semana, saindo de casa apenas para fazer compras essenciais, para atividade física ou para passear animais de estimação.

A sua participação é muito importante para que se possam definir estratégias que minimizem os impactos negativos  da pandemia em termos de comportamentos alimentares e de atividade física.

Os dados recolhidos são confidenciais e protegidos de forma segura e acessíveis apenas à equipa de investigação composta por elementos do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.

Maria João Gregório e Marlene Nunes Silva, da DGS, são as investigadoras responsáveis pelo estudo.

covid_19_1_1024_2500Face à atual Emergência de Saúde Pública de âmbito internacional, nomeadamente, a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19 - pertence a uma vasta família de vírus que provocam doenças que vão da gripe comum a outras mais graves do trato respiratório) importa reforçar as recomendações de prevenção da Direção Geral de Saúde. As vias de transmissão ainda estão em investigação, contudo a transmissão pessoa a pessoa foi confirmada.

É fundamental:

• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Em caso de suspeita ligue primeiro para a linha Saúde 24 - 808 24 24 24.

Consulte aqui toda a informação disponível.

Cartaz-Coronavirus