Abertas as inscrições para o Programa de Ocupação de Jovens de longa duração

09 Março 2020

De 9 a 13 de março de 2020

A partir de dia 9 e até 13 de março decorrem as inscrições para a edição 2020 do Programa de Ocupação de Jovens (POJ) de longa duração, para jovens entre os 18 e os 30 anos. O POJ é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, implementada pelo Pelouro de Juventude, que pretende proporcionar aos participantes uma experiência em contexto real de trabalho, procurando o enquadramento curricular que facilite uma melhor integração no mercado e melhores decisões profissionais futuras, estimulando assim o seu contacto com a realidade social e económica local, incutindo-lhes valores de empreendedorismo e participação na vida ativa.

As áreas disponíveis de participação são as seguintes:

• Apoio administrativo;
  • Apoio na área de conteúdos digitais;
  • Ambiente – manutenção de zonas verdes;
  • Casas da Juventude
  • Parque de Campismo
  • Contabilidade;
  • Carpintaria e Eletricidade
  • Pneumática
  • Metalomecânica

O programa POJ tem a duração de 11 meses, entre abril de 2020 a março de 2021, com a interrupção do mês de agosto.

A seleção é feita através da realização entrevista presencial a decorrer entre os dias 19 e 20 de março de 2020. Iniciando à posteriori o projeto a 1 de abril de 2020.

Cada jovem terá um horário máximo de 20 horas semanais/ 4 diárias, com direito a dois dias seguidos de descanso semanal, os quais poderão coincidir ou não com o sábado e domingo.

Durante o período de ocupação no projeto, os jovens participantes têm direito a uma bolsa mensal, no valor de 5 euros/hora; um seguro de acidentes pessoais; um certificado de participação que será entregue no final da sua atividade. Os jovens selecionados fora da sua freguesia de residência, têm direito ao pagamento integral do passe de transportes públicos, mediante apresentação mensal dos respetivos comprovativos da compra do passe.

Constituem-se como deveres dos jovens participantes a assiduidade e a pontualidade; cumprimento dos horários e orientações definidas pelo responsável para o projeto; a aceitação da concretização das atividades decorrentes do projeto em que são enquadrados e das orientações do serviço promotor.