Novo Laboratório dos SMAS de Vila Franca de Xira inaugura a 15 de outubro

02 Outubro 2019

Na comemoração dos 60 anos dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento

Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira inauguram no próximo dia 15 de outubro (3.ª Feira) às 16h00, um Novo Laboratório de Águas e Efluentes. Nesta iniciativa, que se integra no programa de comemorações dos 60 anos dos SMAS, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, o Presidente do Conselho de Administração dos SMAS, António Oliveira, e a Diretora Geral de Saúde, Graça Freitas.

Com um investimento municipal global de cerca de um milhão de euros, este novo Laboratório destina-se a fazer face às exigências, cada vez maiores, na área do controlo de qualidade e garantia de segurança da água da rede pública. Para além trazer melhores condições de trabalho para os funcionários, o edifício foi concebido tendo em atenção as necessidades espaciais, ergonómicas e funcionais, para a realização das atividades de ensaios em águas e efluentes, considerando os regulamentos e documentos normativos nacionais e internacionais aplicáveis. Perspetiva-se assim a sua acreditação pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação.

Através deste projeto, os SMAS de Vila Franca de Xira garantem melhorias expressivas na eficácia do controlo analítico sistemático, assegurando que a água continua a chegar ao consumidor com a segurança e os elevados padrões de qualidade que já vem mantendo há vários anos. Este novo Laboratório passa também a permitir uma maior autonomia e rapidez de atuação relativamente à verificação de situações anómalas e fiscalizações a nível da preservação ambiental.

Recorde-se que as instalações anteriores, existentes desde 1985, encontravam-se já desatualizadas, dificultando a evolução do Laboratório nas áreas mencionadas, assim como a sua expansão para novas valências.

Hidrate-se! Beba Água da Torneira!

No âmbito da inauguração do novo Laboratório dos SMAS de Vila Franca de Xira, será também lançada a Campanha “Hidrate-se! Beba Água da Torneira!”, que procura incentivar ao alargamento do consumo de água da rede pública pela Comunidade. Tendo o Município de Vila Franca de Xira uma água de excelente qualidade, certificada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) (em três anos) com o selo de qualidade exemplar para o consumo humano, a campanha assenta em objetivos de sustentabilidade ambiental. Irá assim sensibilizar toda a população para o uso sustentável da água e para a diminuição dos resíduos de plástico, informando também sobre os benefícios do consumo de água para um adequado estado de nutrição e para a saúde humana (o seu consumo é aliás recomendado no Programa  Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável). Neste enquadramento, e também a 15 de outubro, os SMAS de Vila Franca de Xira irão passar a ter disponível no seu site na internet, informação sobre a localização dos bebedouros públicos do Concelho.