Vila Franca de Xira adere ao Movimento “Cidade dos Afetos”

04 Outubro 2019

Carta de compromisso é assinada a 10 de outubro

logo2

No próximo dia 10 de outubro (5.ª Feira), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai formalizar a sua adesão ao Movimento “Cidade dos Afetos”. A assinatura da Carta de Compromisso realiza-se pelas 10h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho e estabelece a parceria entre a Autarquia, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo, a respetiva Unidade de Saúde Pública e o Grupo Fundador (constituído pelos Municípios de Barreiro e Caldas da Rainha e Unidades de Saúde Pública de cada região).

No contexto da adesão a este Movimento, Vila Franca de Xira passa a designar-se como um “Município dos Afetos”. O Movimento “Cidade dos Afetos” tem como objetivos a implementação de um conjunto de atividades promotoras da melhoria da saúde, em particular da saúde mental, essenciais ao bem-estar e à felicidade da Pessoa Humana, intervindo sobre os determinantes da saúde.

As ações que visam promover os afetos na cidade incluem o apoio a todas as iniciativas da comunidade que possam desenvolver a afetividade entre os cidadãos, as instituições e a cidade como um todo; a colaboração mútua para desenvolver iniciativas que ajudem a catalisar outros parceiros para alargar este movimento; a divulgação entre instituições similares para alargar esta iniciativa a mais cidades; a promoção da semana dos afetos, a realizar na respetiva cidade, no mês de fevereiro de cada ano.