SMAS inauguram novo laboratório

16 Outubro 2019

Inaugurou no dia 15 de outubro o novo Laboratório de Análise de Águas e Efluentes dos SMAS. Resultado de um investimento de cerca de um milhão de euros, este laboratório destina-se a fazer face às exigências, cada vez maiores, na área do controlo de qualidade e garantia de segurança da água da rede pública.

O novo laboratório é um dos mais modernos do país e vem fazer face às atuais necessidades desta área, substituindo o que que funcionou durante mais de 32 anos. Para além da melhoria das condições de trabalho dos funcionários, o novo edifício foi concebido tendo em vista o aumento da eficácia do controlo analítico sistemático, reforçando assim a garantia de que a água que chega ao consumidor reúne os requisitos de segurança e qualidade desejados.

Na mesma ocasião foi ainda apresentada ao público a  campanha “Hidrate-se! Beba água da torneira”, uma iniciativa dos SMAS em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Direção Geral de Saúde, que tem por objetivos promover o consumo de água da rede pública, sensibilizar para o uso sustentável da água e para a diminuição dos resíduos de plástico.

Assim, a partir do dia 15 de outubro, os Munícipes e visitantes do concelho de Vila Franca de Xira, terão informação disponível, no site dos SMAS, acerca da localização dos bebedouros públicos do Concelho, que no momento se encontram mais próximos de si. Está ainda em desenvolvimento uma App, a disponibilizar brevemente.