08 Abril 2020

Conheça aqui, diariamente, a informação da Proteção Civil Municipal sobre a evolução da pandemia no Concelho.

Os dados de saúde divulgados são os mais recentes disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES Estuário do Tejo), cuja área de influência abrange os Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. O ACES Estuário do Tejo é o organismo dependente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde de maior proximidade aos territórios concelhios.

Comunicado Técnico Operacional n.º 17/2020 – 08 de abril
Relatório de Situação Epidemiológica no Município de Vila Franca de Xira

Em relação ao dia anterior, o Comunicado Técnico-Operacional n.º 17, de 08 de abril, emitido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, informa que sugiram mais 2 casos doença por COVID-19 no Município de Vila Franca de Xira, pelo que o número atual é de 46 casos confirmados, acrescidos de 2 óbitos anteriormente referidos.

Os novos casos surgiram na União de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz (mais 1 caso), que regista atualmente 5 casos; e mais 1 caso na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, que conta agora com 11 casos; nas demais freguesias mantém-se o número de casos reportados anteriormente: 2 na União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras; 20 na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa; 6 na freguesia de Vialonga; 2 na freguesia de Vila Franca de Xira (acrescido de 1 óbito já registado).

As situações de internamento são de 5 casos da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, 1 caso da União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras e 1 caso na União de Freguesias de Alverca e Sobralinho. Há 39 casos em isolamento domiciliário, 3 dos quais estão em isolamento domiciliário fora do Concelho. O número de casos em vigilância pela Autoridade de Saúde é de 78.

No cumprimento do Plano de Contingência da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, encontram-se garantida a funcionalidade e a operacionalidade de serviços essenciais para a população, designadamente a recolha de resíduos sólidos urbanos, o abastecimento de água e o saneamento.

Reforça-se a recomendação a toda a população para que tome todas as medidas de precaução recomendadas pela Direção Geral de Saúde.