03 Julho 2020

Conheça aqui, diariamente, a informação da Proteção Civil Municipal sobre a evolução da pandemia no Concelho.

Os dados de saúde divulgados são os mais recentes disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES Estuário do Tejo), cuja área de influência abrange os Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. O ACES Estuário do Tejo é o organismo dependente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde de maior proximidade aos territórios concelhios.

Comunicado Técnico Operacional n.º 103/2020 – 03 de julho
Relatório de Situação Epidemiológica no Município de Vila Franca de Xira

O Município de Vila Franca de Xira regista a 03 de julho um total de 882 casos confirmados de COVID-19 (mais 20 que ontem). O Comunicado Técnico-Operacional n.º 103, emitido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira, informa ainda que se mantém o número total de 13 óbitos. O número de casos recuperados aumentou para 491 (mais 7 que ontem). Registam-se assim atualmente 378 casos ativos, com 4 internamentos e 374 pessoas em isolamento domiciliário. São 324 os casos em vigilância.

Na União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz permanece o registo de 67 casos e 31 doentes recuperados; a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho subiu para 236 casos (+6), aumentando também para 118 doentes recuperados; na União de freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras há 55 casos e 22 recuperados; a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa aumentou para 250 casos (+6), tendo agora 168 doentes recuperados; na freguesia de Vialonga existem 172 casos (+8), com 96 doentes recuperados; a freguesia de Vila Franca de Xira continua com 102 casos e 56 recuperados.

Reforça-se a recomendação a toda a população para que tome todas as medidas de precaução recomendadas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde. Nesse sentido, alerta-se para as medidas de mitigação da Covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa no período entre 29 de junho e 12 de julho, ao abrigo da situação de contingência (discriminadas em anexo na versão integral do Comunicado Técnico-Operacional n.º 103, de 03 de julho de 2020, emitido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil – Centro Municipal de Operações de Socorro – de Vila Franca de Xira).

No cumprimento do Plano de Contingência da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, encontram-se garantida a funcionalidade e a operacionalidade de serviços essenciais para a população, designadamente a recolha de resíduos sólidos urbanos, o abastecimento de água e o saneamento.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dispõe de uma linha gratuita de apoio e encaminhamento psicológico: 800 210 117.