24 Setembro 2020

Conheça aqui, diariamente, a informação da Proteção Civil Municipal sobre a evolução da pandemia no Concelho.

Os dados de saúde divulgados são os mais recentes disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo
(ACES Estuário do Tejo), cuja área de influência abrange os Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. O ACES Estuário do Tejo é o organismo dependente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde de maior proximidade aos territórios concelhios.

Comunicado Técnico Operacional n.º 186/2020 – 24 de setembro
Relatório de Situação Epidemiológica no Município de Vila Franca de Xira

Em relação ao dia de ontem, o número de casos ativos de COVID-19 no Município de Vila Franca de Xira subiu para 283 ( + 2 ). Neste número incluem-se 16 doentes em internamento, sendo que os restantes 267 estão em isolamento domiciliário. Mantém-se o registo de 30 óbitos. Os casos recuperados subiram para 1.488 ( + 14 ). Existem atualmente 1.801 casos confirmados ( + 16 ) e há 275 casos em vigilância pelas Autoridades de Saúde.

Em relação às freguesias do Concelho e ao dia anterior, os dados são os seguintes:

• União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz
    Casos Ativos: 26 ( mais 1 )
    Total de recuperados: 103 ( mais 2 )
    Total de confirmados: 129 ( mais 3 )
  • União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho
    Casos Ativos: 76 ( igual )
    Total de recuperados: 357 ( mais 4 )
    Total de confirmados: 447 ( mais 4 )
  • União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras
    Casos Ativos: 9 ( igual )
    Total de recuperados: 81 ( igual )
    Total de confirmados: 90 ( igual )
  • União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
    Casos Ativos: 95 ( mais 2 )
    Total de recuperados: 424 ( igual )
    Total de confirmados: 526 ( mais 2 )
  • Freguesia de Vialonga
    Casos Ativos: 50 ( mais 2 )
    Total de recuperados: 340 ( mais 3 )
    Total de confirmados: 391 ( mais 5 )
  • Freguesia de Vila Franca de Xira
    Casos Ativos: 27 ( menos 3 )
    Total de recuperados: 183 ( mais 5 )
    Total de confirmados: 218 ( mais 2 )

Reforça-se a recomendação a toda a população para que tome todas as medidas de precaução recomendadas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde.

No cumprimento do Plano de Contingência da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, encontram-se garantida a funcionalidade e a operacionalidade de serviços essenciais para a população, designadamente a recolha de resíduos sólidos urbanos, o abastecimento de água e o saneamento.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dispõe de uma linha gratuita de apoio e encaminhamento psicológico: 800 210 117.