25 Fev 2021

Conheça aqui, diariamente, a informação da Proteção Civil Municipal sobre a evolução da pandemia no Concelho.

Os dados de saúde divulgados são os mais recentes disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo
(ACES Estuário do Tejo), cuja área de influência abrange os Concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. O ACES Estuário do Tejo é o organismo dependente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde de maior proximidade aos territórios concelhios.

Comunicado Técnico Operacional n.º 56/2021 – 25 de fevereiro
Relatório de Situação Epidemiológica no Município de Vila Franca de Xira

Em relação ao dia de ontem, o número de casos ativos de COVID-19 no Município de Vila Franca de Xira desceu para 623 ( - 47 que ontem ). Neste número incluem-se 32 doentes em internamento, sendo que os restantes 591 estão em isolamento domiciliário. Regista-se um total de 250 óbitos. Os casos recuperados subiram para 12.402 ( + 83 ), existindo atualmente um total de 13.275 casos confirmados ( + 36 ). Há 657 casos em vigilância pelas Autoridades de Saúde.

Em relação às freguesias do Concelho e ao dia anterior, os dados são os seguintes:

• União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz
    • Casos Ativos: 51 ( menos 12 )
    • Total de recuperados: 883 ( mais 14 )
    • Total de confirmados: 979 ( mais 2 )
  • União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho
    • Casos Ativos: 41 ( menos 13 )
    • Total de recuperados: 3.360 ( mais 30 )
    • Total de confirmados: 3.463 ( mais 17 )
  • União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras
    • Casos Ativos: 34 ( menos 3 )
    • Total de recuperados:  550 ( mais 5 )
    • Total de confirmados: 602 ( mais 2 )
  • União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
    • Casos Ativos: 300 ( menos 16 )
    • Total de recuperados: 3.770 ( mais 19 )
    • Total de confirmados: 4.118 ( mais 3 )
  • Freguesia de Vialonga
    • Casos Ativos: 95 ( mais 4 )
    • Total de recuperados: 2.716 ( mais 6 )
    • Total de confirmados: 2.846 ( mais 10 )
  • Freguesia de Vila Franca de Xira
    • Casos Ativos: 102 ( menos 7 )
    • Total de recuperados: 1.123 ( mais 9 )
    • Total de confirmados: 1.267 ( mais 2 )

No seguimento da renovação do ESTADO DE EMERGÊNCIA decretado pelo Sr. Presidente da República, o Conselho de Ministros prorrogou até às 23h59 do dia 1 de março, as regras constantes no Decreto n.º 3-A/2021 de 14 de janeiro, com as atualizações constantes no Decreto n.º 3-E/2021, de 12 de fevereiro.

Consulte o conjunto de medidas que regulamentam o novo decreto de Estado de Emergência, aplicáveis a todo o território nacional continental.

Reforça-se a recomendação a toda a população para que tome todas as medidas de precaução recomendadas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde.

No cumprimento do Plano de Contingência da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, encontram-se garantida a funcionalidade e a operacionalidade de serviços essenciais para a população, designadamente a recolha de resíduos sólidos urbanos, o abastecimento de água e o saneamento.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dispõe de uma linha gratuita de apoio e encaminhamento psicológico: 800 210 117.