Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira avança com medidas preventivas e especiais de proteção aos utentes e trabalhadores nos Lares de Idosos

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira avança com medidas preventivas e especiais de proteção ao...
31 Março 2020

Para combater a doença por COVID-19


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu uma reunião, realizada na 2.ª Feira, dia 30 de março, com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Concelho que possuem a valência de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s), a fim de abordar a situação de pandemia provocada pelo novo Coronavírus – COVID-19 e concertar medidas de apoio e proteção dos utentes destas instituições, bem como dos seus trabalhadores.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, esta reunião contou com as presenças dos Vereadores Fátima Antunes e António Félix, da Chefe do Setor de Vila Franca de Xira da Unidade de Desenvolvimento Local do Instituto de Segurança Social, Dr.ª Teresa Teixeira, do Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo, Dr. João Machado e do Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira, António Carvalho.

Estiveram presentes representantes de 8 das 12 IPSS’s com estrutura de “Lar de Idosos” existentes no Concelho de Vila Franca de Xira, tendo sido dadas recomendações, por parte da autoridade de saúde, sobre os procedimentos que cada Instituição deverá adotar caso seja detetado um caso suspeito de doença por COVID-19. Esta foi também a oportunidade para serem concertadas as metodologias no que respeita aos contactos a estabelecer.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira manifestou às IPSS’s a sua disponibilidade para proceder à limpeza e desinfeção das instalações, caso tal medida venha a ser necessária, através da contratação de empresa especializada. Foram entretanto identificados um conjunto de espaços, que integram a rede de retaguarda aos lares de idosos, em caso de necessidade de deslocação temporária de utentes para desinfeção das Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), em articulação com a Segurança Social e a Autoridade de Saúde local.
Estes Centros de Acolhimento Temporários estão instalados em várias freguesias do concelho e reúnem uma capacidade de 265 camas, tendo ainda sido consideradas zonas para refeições e a utilização de instalações sanitárias e de higiene pessoal. Os espaços também estarão aptos a acolher forças de segurança, de proteção civil e pessoas em situação de sem abrigo.

Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a Câmara Municipal irá também disponibilizar às Instituições algum equipamento, logo que seja possível concretizar a sua aquisição. Através do recurso à Central de Compras, constituída no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa, a Autarquia tem a expetativa de em breve dispor de mais equipamentos, ultrapassando as dificuldades de aquisição que têm vindo a verificar-se.

No que respeita aos resíduos hospitalares, e em colaboração com o ACES do Estuário do Tejo, a Câmara Municipal informou estar disponível para proceder ao transporte desses resíduos, devidamente acondicionados, para o armazém de resíduos do ACES, sendo os mesmos posteriormente encaminhados para tratamento.

Foi também referido nesta reunião que, através do Hospital de Vila Franca de Xira, se prevê para breve a realização de testes ao COVID-19 junto dos profissionais e utentes das Instituições do Concelho de Vila Franca de Xira.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira sublinhou e agradeceu a disponibilidade de todos os profissionais em funções nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, bem como das suas estruturas diretivas, cuja total dedicação, generosidade e sentido de missão é nesta altura ainda mais essencial para fazer face a esta pandemia e para preservar a qualidade de vida e a saúde da nossa população mais vulnerável. Nesta ocasião foi renovado o apelo para que essa colaboração e disponibilidade se mantenham, na expetativa de serem ultrapassadas as dificuldades que todos atravessamos.