Novo parque ribeirinho entre Alverca e Sobralinho – mais 6 km de fruição à beira rio

IMG_7577 R_Caetano 6-06-2020
IMG_7523 R_Caetano 6-06-2020
IMG_7529 R_Caetano 6-06-2020
IMG_7563 R_Caetano 6-06-2020
IMG_7561 R_Caetano 6-06-2020
06 Junho 2020

O projeto de execução está concluído e a obra deverá começar no próximo ano. O novo parque linear ribeirinho do “Estuário do Tejo”, entre Alverca do Ribatejo (junto à ponte da ribeira da Verdelha) e Sobralinho (na zona da chamada “Praia dos Tesos”) acrescenta 6 km ao 12 já construídos à beira-rio.

Prossegue assim a ambição da CM VFX na requalificação dos 22 km de frente ribeirinha do Concelho.

Este novo troço inclui diversos tipos de trilhos pedonais e cicláveis bem como parques de lazer e desportivos, culminando com a requalificação da “Praia dos Tesos” – uma área superior a 8 hectares que trará condições excecionais de usufruto de uma praia fluvial em harmonia com a natureza envolvente e um espaço multifuncional que inclui valências de desporto, educação e lazer.

Complementarmente estão previstas duas passagens superiores – uma mais perto de Alverca; outra mais junto ao Sobralinho.

Ao todo será um investimento que rondará os 15 milhões de euros, num projeto que prossegue o desejo de devolver a zona ribeirinha do Concelho à sua população, respeitando a natureza e constituindo-se como um corredor verde de exceção na Área Metropolitana de Lisboa e no País.