Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Centros de Saúde do Concelho de Vila Franca de Xira integram seis novos médicos de família

Centros de Saúde do Concelho de Vila Franca de Xira integram seis novos médicos de família
09 Outubro 2020

Reforço permite abrangência de 95% dos utentes inscritos


A Associação de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo informou a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que foram recentemente colocados nos Centros de Saúde do Município mais seis médicos de família, que passam a integrar as seguintes Unidades de Saúde Familiar (USF): USF da Póvoa de Santa Iria (1) | USF de Alverca do Ribatejo (2) | USF de Vila Franca de Xira (2) | USF da Castanheira do Ribatejo (1).

Através deste reforço, verifica-se atualmente uma cobertura em 95% do universo de utentes inscritos no Concelho (150.114), pelo que 6.858 utentes (5%) permanecem sem médico de família atribuído.

No Centro de Saúde de Alverca do Ribatejo, no qual durante anos se registaram grandes carências a este nível, verifica-se que atualmente todos os utentes têm médico atribuído. As USF da Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira e Vialonga são aquelas que ainda registam um maior número de utentes sem médico.

Considerando o histórico de anos anteriores, a evolução do número de utentes sem médico é a seguinte:

  • 2016- 36.269 utentes sem médico
  • 2017- 30.107 utentes sem médico
  • 2018- 20.697 utentes sem médico
  • 2019- 9.548 utentes sem médico
  • 2020- 6.858 utentes sem médico

Para além da colocação anual de novos médicos por parte do ACES do Estuário do Tejo, merece também destaque o grande investimento realizado nos últimos anos com vista à criação de novas Unidades de Saúde Familiar no Concelho, área na qual a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem colaborado de forma continuada, através da celebração de protocolos com a Administração Central que agilizaram a sua concretização. O exemplo mais recente é o do Centro de Saúde de Vialonga, estando em curso, por iniciativa da Autarquia, as obras de adaptação do edifício conhecido por “Ninho de Empresas”, o que permitirá dotar a freguesia de Vialonga com as adequadas condições para a prestação de cuidados de saúde, resolvendo problemas de dimensão insuficiente e de degradação das atuais instalações, bem como de acessibilidades e estacionamento.