Sport Lisboa e Benfica é Vice-Campeão Europeu por Estafetas Mistas

Equipa - OutSystems Olímpico de Oeiras
Alexandre Montez - OutSystems Olímpico de Oeiras
12 Outubro 2020

Eis os resultados de todas as provas que se realizaram em Alhandra

Realizou-se a 11 de outubro, em Alhandra, o Campeonato da Europa de Clubes por Estafetas mistas com o Sport Lisboa e Benfica a sagrar-se vice-campeão pela segunda vez, tal como tinha acontecido em 2019. O Benfica competiu com as atletas Melanie Santos, João Silva, Vera Vilaça e Vasco Vilaça, que se sagrou Campeão de Triatlo do Mediterrâneo no Triatlo Internacional de Alhandra, evento que também recebeu a Taça do Mundo de Paratriatlo. Esta prova é realizada em estafetas, em que cada um dos quatro elementos tem que completar um triatlo super sprint, com o segmento da natação a ser realizado no rio Tejo, o ciclismo a percorrer o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra e o Sobralinho, e o Passeio Ribeirinho, entre Alhandra e Vila Franca de Xira, a ser o palco do segmento da corrida.

O Poissy Triathlon, campeã europeia em título, liderou a prova do início ao fim, mostrando a força da equipa francesa, com o Sport Lisboa e Benfica a manter-se muito próximo da frente da competição. De lembrar que os atletas ao passar o testemunho ao seu colega de equipa não se tocam como é habitual, por causa da pandemia por COVID19, havendo uma linha que quando ultrapassada permite ao atleta seguinte iniciar a sua parte da prova. Foi uma competição renhida, com troca de classificações como é habitual nas provas de triatlo por estafetas mistas.

Na terceira posição ficou a equipa belga com a equipa ATRIAC-6D Sports Nutrition.

Atletas juniores conquistam o título europeu

O OutSystems Olímpico de Oeiras foi medalha de ouro na prova júnior, conquistando o título europeu com os atletas Beatriz Santos, Gonçalo Oliveira, Maria Tomé e Alexandre Montez. A equipa fez uma extraordinária recuperação, conseguindo ultrapassar a Metz Triathlon, equipa francesa esteve a liderar até metade da competição.

Os clubes da elite nacional que disputaram este ano a competição europeia foram o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e o OutSystems Olímpico de Oeiras, entre as 12 equipas presentes. Na categoria júnior, que inclui um total de seis equipas, contamos com o Alhandra Sporting Club, o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sporting Clube de Portugal.

A equipa nacional OutSystems Olímpico de Oeiras  sagrou-se Campeã Europeia na prova júnior em 2019, e o Sport Lisboa e Benfica foi o clube nacional que conquistou o título de Vice-Campeão da Europa de elite.

França, Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suíça são outras das nacionalidades presentes nesta competição, incluindo a equipa francesa Poissy Triathlon, tri-campeã europeia em 2020.

Todas as classificações estão em www.triathlon.org

• Elite:
    • 1º Poissy Triathlon com Cassandre Beaugrand, Tom Richard e Kristelle Congi
    • 2º Sport Lisboa e Benfica com Melanie Santos, João Silva, Vera Vilaça e Vasco Vilaça
    • 3º Atriac-6D Sports Nutrition com Jolien Vermeylen, Joran Driesen, Laura Swannet e Alexis Krug
  • Juniores:
    • 1º OutSystems Olímpico de Oeiras com Beatriz Santos, Gonçalo Oliveira, Maria Tomé e Alexandre Montez
    • 2º Metz Triathlon com Léonie Douchem Tao Jouineau, Appoline Foltz e Tom Titotto
    • 3º Alhandra Sporting Club com Inês Rico, François Vie, Helena Molina e Afonso Nunes