Sensibilização para o risco sísmico: A TERRA TREME - Exercício Público

29 Out 2020

No próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05 tem lugar o exercício público “ A TERRA TREME”. Trata-se de um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

Apela-se à participação na iniciativa através da execução de três ações apontadas como a melhor forma de autoproteção: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR.

O exercício é promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.

A TERRA TREME é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Atenta a situação pandémica associada à COVID 19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta é a 8.ª edição  que coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Saiba mais em  www.aterratreme.pt