Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresenta o seu Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresenta o seu Plano Municipal para a Integração de Migr...
20 Novembro 2020

Apresentação pública – Sessão digital no dia 23 de novembro, 15h30


A apresentação pública do I Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Vila Franca de Xira (PMIMVFX) para o período 2020/2022, realiza-se no próximo dia 23 de novembro (2.ª Feira), pelas 15h30. Tendo em conta o estado de emergência ditado pela pandemia por COVID-19, que abrange o Município de Vila Franca de Xira, a sessão digital será transmitida online e em direto através do canal do Youtube do Município.

O PMIMVFX visa promover e ampliar a dinâmica de intervenção, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, na área do apoio ao acolhimento e integração das pessoas migrantes, assim como no âmbito do diálogo intercultural e inter-religioso.

O documento estratégico e as respetivas ações correspondentes aos eixos que foram delineados no âmbito da candidatura, tem por objetivo a construção de uma visão estratégica estruturante da intervenção já desenvolvida, culminando na adoção de práticas que colmatem lacunas identificadas nesta área, visando o desenvolvimento de um sentido de identidade plural, partindo de um discurso e ações que objetivamente promovem a valorização da diversidade do território. Este documento de trabalho pretende ser dinâmico, pelo que será sujeito a uma avaliação e monitorização contínuas, de forma a permitir o seu ajustamento e evolução, de acordo com os contributos provenientes dos vários membros da comunidade.

Este projeto de inclusão social, com duração de 34 meses, resulta de um investimento municipal na ordem dos 66 mil euros, estando os restantes 75 por cento a cargo do Fundos Comunitários (Fundo de Asilo, Migração e Integração - Alto Comissariado para as Migrações | FAMI-ACM), e está em execução desde dezembro 2019.

O Município de Vila Franca de Xira entende que o empreendedorismo, a diversidade de competências e criatividade das pessoas nacionais de países terceiros (NPT) que residem no Concelho, associados à diversidade cultural e à afirmação dos Direitos Humanos como motor da cidadania, são uma oportunidade de valorização do Concelho.