Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Mural 18

05 Jan 2021

Municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa criam projeto de apoio à Cultura



Num contexto particularmente desfavorável aos agentes culturais, os 18 Municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa (AML) juntam-se na criação de um projeto que visa apoiar profissionais de diversas áreas artísticas, tão severamente afetados pela pandemia, através da criação do projeto Mural 18, que consiste na implementação de uma programação cultural em rede, com arranque já em janeiro de 2021, e que se prolongará até ao mês de maio do mesmo ano.

No Concelho de Vila Franca de Xira as primeiras iniciativas previstas neste âmbito são a 15 de janeiro com a instalação/performance de dança “Da Ruína à Memória” [Terra – Pedra – Pó], no dia 22 de janeiro, a apresentação da peça de teatro “Fronteira Fechada – de Alves Redol” e no dia 5 de fevereiro a performance “Barbearia Atómica”.

O projeto Mural 18 tem uma comparticipação financeira do FEDER -  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no valor de 1,5 milhões de euros, e deverá unir "agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material", segundo o comunicado da AML divulgado.

No âmbito deste programa serão desenvolvidas um conjunto de iniciativas em diferentes áreas artísticas - música, teatro, dança, artes de rua, entre outras – numa clara afirmação de apoio a todos os profissionais do setor cultural,  e à Cultura, enquanto pilar fundamental das nossas comunidades.

Em Vila Franca de Xira, todas as ações de iniciam pelas 21h00, tendo transmissão em streaming. A participação nas mesmas obedece às normas de segurança estipuladas pela Direção-Geral de Saúde.