Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

COVID-19 | Câmara Municipal de Vila Franca de Xira renova Apoios Financeiros Extraordinários que garantem a Escola a Tempo Inteiro e Serviço de Refeições

COVID-19 | Câmara Municipal de Vila Franca de Xira renova Apoios Financeiros Extraordinários que ...
18 Fev 2021

Novo pacote financeiro de 156 mil euros abrange o período de 8 a 24 de fevereiro


Com o prolongamento do Estado de Emergência, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira renovou a atribuição de apoios financeiros extraordinários destinados às Instituições Particulares de Solidariedade Social que asseguram a Escola a Tempo Inteiro e também o funcionamento dos Refeitórios Escolares e o fornecimento de refeições.

O novo pacote financeiro, num montante global de cerca de 156 mil euros, foi aprovado na Reunião de Câmara de 17 de fevereiro e corresponde ao período de 8 a 24 de fevereiro. Valores equivalentes haviam já sido aprovados na Reunião de Câmara de 3 de fevereiro, desta feita incidindo sobre o período de 22 de janeiro a 5 de fevereiro. Mantém-se assim o objetivo da Autarquia em continuar a desenvolver todos os esforços no sentido de minimizar o impacto negativo da Pandemia de Covid-19 na dinâmica das associações concelhias, contribuindo para a sua sustentabilidade e também para a preservação de muitos postos de trabalho.

No âmbito da Escola a Tempo Inteiro – atividades complementares à componente letiva, o apoio financeiro extraordinário é de 68.622,50€, abrangendo 15 entidades. Este apoio é um importante contributo para a sua sustentabilidade, tendo subjacente o compromisso de manutenção dos postos de trabalho associados a estas atividades. Ao mesmo tempo, é também um apoio concedido às famílias, já que a Autarquia substitui uma vez mais os Encarregados de Educação no pagamento destas mensalidades.

Para a manutenção do funcionamento dos refeitórios escolares e do fornecimento de refeições, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou uma vez mais a atribuição de subsídios no valor de 87.275,72€, abrangendo as 10 Instituições Particulares de Solidariedade Social com protocolos celebrados com a Autarquia neste âmbito. O montante apurado corresponde a 50% no que respeita ao fornecimento de refeições escolares e a 100% no que respeita ao funcionamento dos refeitórios escolares. Estes apoios destinam-se à sustentabilidade destas Instituições e também à prestação de serviços sociais à comunidade, em particular aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade.