Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Atividade física e cuidados com saúde promovidos pela Câmara Municipal

Atividade física e cuidados com saúde promovidos pela Câmara Municipal
31 Mar 2021


Os Dias Mundiais da Atividade Física (6 de abril) e da Saúde (7 de abril) vão ser assinalados pela Câmara Municipal, visando contribuir para a diminuição do sedentarismo (fator que contribui para o desenvolvimento de doenças como a diabetes, o cancro e as doenças cardiovasculares) e educar para a promoção da saúde.

O conceito de saúde é neste âmbito entendido não como a ausência de doença, mas como um completo bem-estar físico, mental e social. As iniciativas que assinalam estes dias podem ser acompanhadas nos canais digitais municipais.

A 6 de abril haverá duas sessões de atividade física, orientadas pelos professores Gil Delgado e Pedro Reis (técnicos municipais). São dirigidas aos praticantes que precisam de um treino adaptado a uma condição baixa a elevada (sessão das 10h00), até àqueles, com idades compreendidas entre os 16 e 55 anos de idade, apresentando uma condição física intermédia a elevada (sessão das 18h00).

No dia 7, tem lugar o Webinar: “Cuidados de Saúde e Acesso aos Serviços”, pela enfermeira Fernanda Silva do Alto Comissariado para as Migrações e integrado no âmbito do I Plano Municipal para a Integração de Migrantes. O evento é dirigido aos migrantes do Concelho (Nacionais de   Países   Terceiros, NPT). Pelas 19h00, está prevista a apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, da responsabilidade da Associação Manifestamente, com o patrocínio do Programa Nacional para a Saúde Mental/Direção-Geral de Saúde. Este curso de ensino à distância (e-learning), acessível gratuitamente após registo online (passo que também permite a posterior certificação do formando), tem a duração de cerca de 90 minutos e aborda, de forma descontraída e acessível, a informação essencial para que todos cuidem da sua saúde mental. Apostando na prevenção e apoio, o lema é “ser responsável por cuidar da saúde mental: a de cada um e a de todos”.

No estado de pandemia em que nos encontramos, esta área da saúde também foi muito abalada, até pelo clima de incertezas que provocou na população em geral. Sensível a esta matéria a Câmara Municipal aderiu ao Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, tendo já alguns colaboradores formados, na perspetiva da prevenção, pelo programa de e-learning da Associação Manifestamente. Estes desenvolvem e implementam ações destinadas a melhorar a saúde mental da comunidade.

Acompanhe a programação online!