-
Início
-
Saber & Lazer
-
Património
-
Inventário de Estruturas de Água
- Lavadouro de Povos
Lavadouro de Povos
DESIGNAÇÃO: LAVADOURO DE POVOS
LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO: Lisboa;
CONCELHO: Vila Franca de Xira; Vila Franca de Xira; Povos.
ACESSO: Rua José da Costa e Silva (Rua Direita de Povos).
ENQUADRAMENTO: Situado à beira da estrada encontra- se inserido na zona antiga de povos, estando por isso rodeado de antigas casa de carácter mais rústico.
DESCRIÇÃO: Edifício de formato quadrado. Possui dois grandes janelões moldurados por um semicírculo decorativo, a porta no meio do edifício também é decorada por um semicírculo.
UTILIZAÇÃO INICIAL: Lavagem de roupa da população local.
UTILIZAÇÃO ATUAL: Encontra-se desativado.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Precisa de pintura.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE 2025: A pintura esta a descascar, possui grafitis e o interior do edifício está muito sujo.
PROPRIEDADE: Pública Estatal.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO: Inauguração no dia 20 de maio de 1956.
TIPOLOGIA: Lavadouro.
MATERIAIS: Pedra.
BIBLIOGRAFIA: Biblioteca Municipal VFX, Vida Ribatejana,
ano XXXVIII, n.º 1829, 10 de setembro de 1954, Vol.1954 – 1955.
BMVFX, Vida Ribatejana, ano 40º, n.º 1920, 12 de maio de 1956, Vol.1956 – 1959. BMVFX, Vida Ribatejana, ano 40º, n.º 1924/25, 9 de junho de 1956, Vol.1956 – 1957.
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA: Fotografia antiga na p. 27 do Relatório de Gerência 1954.
DOCUMENTAÇÃO ADMINISTRATIVA: Arquivo Histórico CMVFX, Caixa 1, Relatório de Gerência 1954, pp. 27, 51 e 66.
A H CMVFX, Caixa 1, Relatório de Gerência 1956, p. 49. A H CMVFX, Caixa 1, Relatório de Gerência 1956, p. 70.
INTERVENÇÃO REALIZADA: CMVFX/1954 – Construção, com a comparticipação do Estado, de um lavadouro público em Povos, obra que importou 30.873$80.
CMVFX/1956 – Aquisição de terreno para a construção de um segundo lavadouro público em Povos, pela importância de 9.831$50. Que provavelmente nunca terá sido construído, pelo menos não existem nenhuma referência da sua existência.
OBSERVAÇÕES: Pela Comemoração do 30.º Aniversário da Revolução Nacional, foram inaugurados no concelho de Vila Franca de Xira importantes melhoramentos realizados pela Câmara Municipal alguns deles com a comparticipação do Estado, entre os quais o Lavadouro de Povos.
“Também no dia 20 de Maio e com a presença das entidades que assistiram à inauguração das instalações dos Serviços Técnicos de Engenharia, o Presidente da Câmara inaugurou na Povoação de Povos, limite de Vila Franca de Xira, perante o entusiasmo da população, um novo lavadouro público construído pelo Município, com a comparticipação do Estado.
Após esta cerimónia o industrial Sr. José Fernandes dos Santos ofereceu na sua residência um lanche ao Presidente da Câmara, aos Srs. Vereadores e as restantes pessoas que o acompanhavam. O custo deste melhoramento foi de 44.106$90.”18
AUTOR E DATA: Vanessa Amaral – 2004.
ATUALIZAÇÃO E REVISÃO: Maria João Martinho, Catarina Simão e Daniel Bernardes - 2025.