Fonte do Caminho do Jogo
DESIGNAÇÃO: FONTE DO CAMINHO DO JOGO
Ou “Fonte de Baixo”
LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO: Lisboa;
CONCELHO: Vila Franca de Xira;
FREGUESIA: Calhandriz, Lugar de Calhandriz.
ACESSO: Rua Luís Lourenço Ramalho.
ENQUADRAMENTO: Endossada a um muro empedrado que separa a estrutura da fonte do aqueduto a que ela pertence, próximo da Quinta Alegre.
DESCRIÇÃO: Fontanário constituído por três estruturas diferenciadas: uma bica de água, um primeiro tanque de recepção de água e um segundo de paredes invulgares, na obliqua, (quase formando um triângulo) que pela posição em que se encontra, podemos supor que se trataria de um tanque utilizado como bebedouro de animais e/ou para lavagem da roupa.
Deste tanque sai uma interessante caleira em pedra calcária, actualmente interrompida e sem qualquer funcionalidade.
UTILIZAÇÃO INICIAL: Abastecimento de água da população local.
UTILIZAÇÃO ACTUAL: A água corre normalmente.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO 2025: A estrutura, ao nível da parede superior, encontra-se coberta por vegetação, sendo visível também o crescimento de plantas entre as pedras. A água do tanque apresenta uma tonalidade esverdeada, resultante da estagnação e da proliferação de colonizações biológicas. Ao nível do piso, observa-se igualmente uma presença significativa de vegetação, com especial incidência na parede do tanque raso
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO: Desconhece-se a sua época de construção.
TIPOLOGIA: Fontanário.
BIBLIOGRAFIA: “Exposição Memórias de Pedra e Cal”, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – Pelouro da Cultura – Museu Municipal, 2001.
INTERVENÇÃO REALIZADA: CMVFX/Projecto de Arranjos Exteriores – Este projecto previa a demolição de um pequeno sanitário público, fonte de intrusão visual de impacto negativo na envolvente da fonte; recuperação e revitalização da caleira de modo a que a água possa voltar a circular; ampliação do pavimento de calcário de modo a que o conjunto possa sobressair. Construção de uma arvore para amenizar a paisagem envolvente.
JFCalhandriz – Agosto de 2003 – O chafariz foi sido alvo de uma recente intervenção por parte da Junta de Freguesia de Calhandriz - correspondendo parcialmente ao projecto de arranjos exteriores supramencionado – beneficiando bastante este lugar e esta estrutura.
AUTOR E DATA: Vanessa Amaral – 2004.
REVISÃO: Maria João Martinho.
REVISÃO E ATUALIZAÇÃO: Catarina Simão e Daniel Bernardes 2025.
