Obra do Parque Escu(o)tista da Mata do Paraíso vai começar em Vialonga
Conteúdo atualizado em5 de agosto de 2025às 16:15
Câmara de Vila Franca de Xira assinou auto de consignação da obra
Decorreu no dia 4 de agosto a cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação da obra do Parque Escu(o)tista da Mata do Paraíso, projeto integrado na OIL Vialonga - Operação Integrada Local, e que se destina à utilização pelos Agrupamentos e Grupos de Escu(o)teiros do Concelho e dos Escu(o)teiros Nacionais e Internacionais, promovendo-se a valorização e preservação do meio ambiente envolvente, o desenvolvimento de atividades de contacto com a natureza nas gerações mais jovens e a ocupação e utilização dos tempos livres em contacto com a natureza.
“Esta é uma consignação muito especial porque logo no início do mandato fizemos uma reunião com os escu(o)teiros, e tínhamos esta expectativa de mexer na Mata do Paraíso, que, do ponto de vista ambiental, tem uma centralidade importante a norte da Área Metropolitana de Lisboa”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, sublinhando que o projeto resulta de contributos “dos vários agrupamentos de escuteiros do concelho”.
“É um momento de grande alegria por estar a conseguir avançar com este processo e também porque é prova de que todos se podem entender”, declarou Fernando Paulo Ferreira.
A empreitada tem um prazo de execução de 150 dias e representa um investimento do PRR no montante de 657.109,71€ (IVA incluído), tendo sido adjudicada à empresa OBRAGOITO - Construções e Obras Públicas, Lda.
Numa área de intervenção de 26.594,17 m2, o projeto inclui edifícios para balneários e lavagens, cozinhas de campo, zona de acampamento e atividades, e anfiteatro exterior aproveitando o decline natural do terreno.
A assinatura do auto de consignação da obra do Parque Escu(o)tista da Mata do Paraíso decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vialonga.