Câmara Municipal de Vila Franca de Xira repudia o encerramento de mais três agências bancárias na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa
Vila do Forte da Casa perde o último balcão existente no seu território
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, manifestou em conferência de imprensa realizada a 3 de agosto, o repúdio pelo anunciado encerramento de mais três dependências bancárias na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa – Banco Santander e Novo Banco na Póvoa de Santa Iria e Montepio no Forte da Casa.
Numa União de Freguesias que, de acordo com os dados preliminares dos Censos de 2021, detém 40.905 residentes, a Câmara Municipal considera que estes "encerramentos são inaceitáveis", faltando-lhes "fundamentação e mesmo racionalidade", tendo em conta a forte densidade populacional destes dois territórios. No caso do Forte da Casa, o encerramento do balcão do Banco Montepio faz com que deixe de existir qualquer balcão de uma agência bancária naquela vila.
Em comunicado (versão integral aqui) transmitido pelo Presidente Alberto Mesquita à Comunicação Social, foi manifestado o "total desagrado por estas decisões" e afirmada "solidariedade para com as populações e para com os trabalhadores bancários".
A Autarquia irá desenvolver diligências junto das administrações bancárias e do Governo, procurando inverter a decisão de encerramento destes balcões. A efetivarem-se estes três encerramentos, serão já 12 as agências bancárias encerradas no Concelho de Vila Franca de Xira desde 2014.
Notícias relacionadas
-
Empresas do município de Vila Franca de Xira com projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020
Empresas do município de Vila Franca de Xira com projetos aprovados no ...
01 Mai 2016 -
Solvay investe numa plataforma industrial forte
Solvay investe numa plataforma industrial forte
01 Jun 2016 -
Vila Franca de Xira entre as regiões mais exportadoras do país
Vila Franca de Xira entre as regiões mais exportadoras do país
01 Jun 2016