Festa do Colete Encarnado reúne milhares nas ruas de Vila Franca de Xira




















































A cidade de Vila Franca de Xira recebeu, nos dias 5, 6 e 7 de julho, a Festa do Colete Encarnado, com um programa que consagrou, mais uma vez, a figura ímpar do Campino e uma peculiar união entre a cidade e o campo. Da corrida dos campinos e das tradicionais esperas de toiros, do momento solene nos Paços do Concelho aos cinco palcos com música para todos os gostos e idades, marcámos mais um belo capítulo na história da Festa Maior, que está a caminho do seu centenário! Milhares de pessoas do Concelho, dos arredores, mas também de outras zonas do país e do estrangeiro viveram e fizeram a Festa, acompanhando a tradição, as tertúlias, a animação itinerante, partilhando o convívio que se estendeu pelas ruas com menos carros e mais mobilidade e segurança das pessoas.
No primeiro dia de festa, a 5 de julho, decorreu a transmissão do jogo Portugal-França no Parque Urbano de Vila Fanca de Xira, assistido por milhares de pessoas e nem mesmo a derrota da Seleção tirou brilho à Festa. Neste parque, o palco “Cevadeiro” recebeu Mickael Carreira (que substituiu o irmão David Carreira, impossibilitado de estar presente por motivos de saúde), os Anjos, entre outros artistas, em concertos que tiveram interpretação de Língua Gestual Portuguesa.
Na programação musical, destacaram-se ainda a atuação de Fernando Pereira, Marco Rodrigues e Ricardo Ribeiro e, como é tradição, a música popular portuguesa, as danças sevilhanas e dos ranchos de folclore.
Este ano, o campino Joaquim Júlio Ruivo Correia (conhecido como “Matateu”), de 77 anos, foi o homenageado, recebendo o Pampilho de Honra com o tributo a título póstumo a Manuel Rodrigues Borda D'Água, no momento mais solene da Festa, numa cerimónia que encheu a Praça Afonso de Albuquerque (Largo da Câmara). No mesmo local, aconteceu outro momento simbólico com a escolha do campino Henrique Pinheiro, da Casa Agrícola Veiga Teixeira, para integrar a organização das esperas e largadas de toiros de Vila Franca de Xira. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira afirmou que “mais uma vez, como desde há 92 anos, o campo invade a nossa cidade para celebrar as tradições, a coragem e a diferença”. Sublinhou que “assumimos a nossa natureza de cidade, de parte integrante da capital do País, tanto quanto a nossa ligação ao campo, à agricultura, ao Ribatejo e à Reserva Natural do Estuário do Tejo”, sendo que “é essa diferença que traz cada vez mais jovens e famílias para a nossa Festa, para connosco celebrar o presente, respeitar o passado e construir o futuro. Porque não há presente nem futuro sem diversidade. É essa a riqueza da palavra liberdade. E em Vila Franca de Xira insistimos em continuar a ser livres”.
O Colete Encarnado também se fez com a noite da sardinha assada e do caldo verde. Nas tertúlias e na distribuição à população no Posto Público da Sardinha Assada, foram entregues 1.800 kg de sardinhas, 1.100 pães, 1.000 l de vinho Encostas de Xira e 500 l de caldo verde.
A tradicional Corrida de Toiros, no dia ,7 fez encher a Praça Palha Blanco para aplaudir os cavaleiros João Ribeiro Teles e Francisco Palha, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Branca de Xira e o jovem talentoso Tomás Bastos, que atuou pela segunda vez na sua terra natal.
Em jeito de balanço, o serviço gratuito de autocarros “shuttle Colete Encarnado 2024” realizou 200 circulações, transportando mais de 10.000 pessoas, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Um enorme sucesso, na opinião de motoristas e passageiros. Com a parceria da CP também foi garantido o comboio especial, que este ano se realizou em duas madrugadas (6 e 7 de julho). Nesta edição, destaque ainda para o Espaço Família, instalado junto ao Tribunal, que acolheu, no total, cerca de 150 famílias, com maior afluência no dia 6 de julho (sábado).
Sublinhe-se que além de se constituir como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, a Festa do Colete Encarnado recebeu, este ano, o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria de Festas, Feiras e Romarias.