-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal de Vila Franca de Xira divulga Estudo Prévio do Projeto de Reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira divulga Estudo Prévio do Projeto de Reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra



Foi apresentado, no dia 21 de Julho de 2025, o Estudo Prévio do Projeto de Reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra, numa reunião que decorreu nas instalações da Sociedade Euterpe Alhandrense.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira lembrou que estava a ser cumprido o compromisso assumido na assinatura do Contrato de Adjudicação do Projeto de Reabilitação, em outubro de 2024, de divulgar o Estudo Prévio.
A proposta de intervenção, além de “respeitar a memória do edifício”, contempla, nomeadamente, maior capacidade do auditório, “acessibilidades e segurança, e condições logísticas associadas à realização dos espetáculos, que hoje em dia têm um conjunto de exigências que não tinham há 100 anos”.
“Este não é um projeto só da Câmara Municipal, deve ser discutido e enriquecido com os contributos de todos os interessados”, reforçou Fernando Paulo Ferreira, anunciando que o período de “recolha de contributos e opiniões decorre até final de Outubro”.
A par dos apoios financeiros, “estamos a trabalhar na perspetiva de encontrar os parceiros que possam associar-se na intervenção, na perspetiva da criação de um centro cultural da Área Metropolitana de Lisboa”.
A intervenção de reabilitação proposta no Estudo Prévio visa manter a imagem original do Teatro Salvador Marques, preservando apenas as paredes exteriores da fachada, que serão reforçadas de modo a garantir resistência adequada em caso de sismo. O edifício irá também ser dotado de condições que cumprem na íntegra a regulamentação da segurança contra riscos de incêndio.
A proposta apresenta um palco com as dimensões necessárias à realização dos mais variados espetáculos, a grande sala com dotação máxima estimada de 483 lugares (sentados ou em pé), condições acústicas e de climatização adequadas, e acessos (mobilidade reduzida). Terá ainda o Foyer, Salão nobre, camarins e áreas técnicas e instalações sanitárias, entre outros espaços.
O projeto inclui um terreno adjacente, já adquirido pela Câmara Municipal, onde se propõe a construção de um edifício novo, com Café Concerto, zona administrativa/espaço de co-working para artistas, Sala de Ensaio e Sala Multiusos, para organização de apresentações, conferências, etc.
Para a apresentação do Estudo Prévio foi convidada toda a Vereação e todos os Grupos de Teatro do Concelho, entre outras Entidades.
Estudo Prévio, Memória Descritiva e Recolha de Contributos aqui.