Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Gestão de Recursos Hídricos


Fonte de vida na Terra, a água é um dos recursos decisivos para a sobrevivência futura do ser humano. Da totalidade de água disponível no planeta, apenas cerca de 2,5% é doce, mas nem toda está ao nosso alcance, estimando-se que essa parte seja de apenas 0,5%. Sendo a água um recurso escasso e estando o seu consumo está a aumentar, a comunidade científica, a nível mundial, tem vindo a alertar para essa realidade, pelo que uma gestão adequada deste bem primordial é fundamental para a promoção de um desenvolvimento sustentável.

O “Projeto de Gestão de Recursos Hídricos” (PGRH) em desenvolvimento no município de Vila Franca de Xira, tem como aspeto central o responder à necessidade de racionalizar o consumo de água potável, tendo em conta que existem atualmente consumos excessivos que representam, do ponto de vista económico, um encargo pesado para o Município e que a água potável é um bem esgotável.

O PGRH é constituído pelas seguintes vertentes:

  • Levantamento das zonas verdes, o qual permite que todos os espaços verdes existentes estejam devidamente identificados e caracterizados, estando essa informação disponível (SIG-Interativo – Zonas verdes urbanas);
  • Levantamento dos equipamentos de higiene pública, nomeadamente RSU’s, ecopontos e ilhas;
  • Levantamento das captações de águas subterrâneas em espaço público, o qual consiste na localização e identificação de fontes, minas, poços, furos, etc. e na realização de análises químicas com vista a garantir a sua adequabilidade para rega de zonas verdes;
  • Construção de tanques para armazenamento de águas resultantes da renovação diária das piscinas municipais, já estando em utilização o tanque nas piscinas de Vila Franca de Xira e, em fase de projeto, o tanque das piscinas da Póvoa de Santa Iria;
  • Monitorização dos consumos de água para rega das zonas verdes.

20110112144129125029_1_1024_2500
Tanque para aproveitamento da água de renovação das piscinas de Vila Franca de Xira


O Sistema de Monitorização permite:

  • Otimização do consumo de água na rega de zonas verdes;
  • Rega em função das condições climatéricas e das necessidades hídricas das zonas verdes;
  • Deteção de ruturas no sistema.

Enquanto que a maioria dos controladores de rega usam horas de arranque e tempos de rega para determinar quando e que quantidade de água a aplicar a um espaço verde, independentemente das condições climatéricas que se fazem sentir, o sistema adquirido pelo municipio (Maxicom tipo “Rain Bird” estabelece diariamente a quantidade de água perdida por evapotranspiração (ETP), e repõe-na.

A estação meteorológica, atualmente instalada na Quinta Municipal da Piedade, possibilita a monitorização e o armazenamento os dados climatéricos, permitindo calcular a ETP diária.

20110112144129140864_1_1024_2500
Estação meteorológica da Quinta da Piedade


Após obter a ETP, a central de monitorização, nas Piscinas Municipais de Vila Franca de Xira, importa esse valor para as bases de dados do sistema de rega, calculando, assim, para cada uma das parcela de área verde a quantidade de água diária a repor.

O resultado são áreas verdes mais saudáveis e uma poupança de água, em sistemas otimizados até cerca de 60%.