Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Intervenção Social


A política de Coesão Social da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dispõe de vários instrumentos de intervenção, numa abordagem planeada e integrada, onde o indivíduo, cidadão de direitos e deveres, é visto de forma holística.

A intervenção passa por uma Rede Social, através da qual, com os seus parceiros, se conjugam esforços para prevenir, mitigar ou resolver situações de pobreza e exclusão. A Rede Social foi um fator inovador em matéria de intervenção social, pela sua ação transversal e congregada, onde a partilha de dados, experiências, metodologias e mobilização de repostas, se consubstanciam numa potencial solução para a reposição da igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

A par está o Plano de Desenvolvimento Social e os respetivos planos de ação e de execução, elementos fundamentais de planeamento social em que enquadram as intervenções do Município. O Plano de Ação 2020-2021 identificou os seguintes eixos de intervenção: Família e Comunidade; Grupos especialmente vulneráveis; Emprego, Empreendedorismo e Qualificação. Tem como metas: melhorar as condições de vida da população, potenciando a qualidade das respostas existentes; promover a inclusão social e combater a pobreza e discriminação e a aquisição de competências, permitindo melhorar o acesso ao mercado de trabalho.

A intervenção municipal combina ainda programas e eventos que contribuem ativamente para o desenvolvimento social do Concelho, seja em matéria de Envelhecimento Ativo, Infância, Saúde e Bem-Estar, Habitação Social, Empregabilidade, Direitos sociais e Humanos, Inclusão, Igualdade, Interculturalidade, Intergeracionalidade ou Ação Social.

O Município assumiu estes desafios incluindo-os nas opções orçamentais camarárias, e potencializou-os através de candidaturas ao nível europeu. Dotou-se ainda de recursos humanos especializados, com reflexos indubitáveis sobre as respostas e encaminhamento proporcionado.

A gestão Municipal continuará a envidar esforços pelo empoderamento das gerações vindouras, na perspetiva da autonomização e integração de todos os munícipes que se apresentam vulneráveis, seja nos seus direitos sociais, económicos ou humanos.

 

 

Contactos


Departamento de Habitação e Coesão Social
Divisão de Saúde e Solidariedade
Telefone: 263 285 600
E-mail: dss@cm-vfxira.pt