Colete Encarnado vibrante aos 87 anos

09 Julho 2019

Vila Franca de Xira viveu, a 5, 6 e 7 de julho, mais uma edição do Colete Encarnado. Os 87 anos foram comemorados de forma vibrante, em que as tradições e cultura ribatejanas foram celebradas com alegria e confraternização pelas centenas de milhar de pessoas que marcaram presença.

O campino foi, como sempre, a figura principal da Festa. A homenagem a esta figura ímpar decorreu no sábado à tarde, tendo sido distinguidos José Joaquim da Silva, mais conhecido por José “Mimoso” (campino escolhido entre os seus pares) e, em homenagem póstuma Joaquim Luís Vicente, com o seu nome inscrito no Pampilho de Honra que foi envergado por José Mimoso. Na parte da manhã, destaque para a bem disputada Corrida de campinos e o Encierro para jovens.

O desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas foi acompanhado por milhares de visitantes, tal como as Esperas e Largadas de Toiros ao longo dos três dias de festa.

Também os tertulianos e as perto de 50 tertúlias da cidade proporcionaram momentos de alegria contagiante ao abrirem portas. Muita animação, música e dança, a mostra do seu espólio e o contar de histórias a aficionados e curiosos. Na noite de sábado, ainda houve sardinha assada nas tertúlias e no Porto Público de distribuição, com pão e vinho. Madrugada dentro não faltou ainda o caldo verde.

De destacar ainda os vários concertos e animação de música e dança em vários pontos da cidade, com os grandes concertos a marcar presença no palco principal. Aí atuaram os “Resistência”, a “Festa M80”, os “El Amir – Flamenco”, os “R.A.Y.A.”, os “Los Cavakitos” e a Orquestra Ligeira do Exército.

A Festa culminou com um fantástico fogo de artifício à beira rio à meia-noite de domingo, já a convidar para o ano que vem!

Alguns dos melhores momentos do Colete Encarnado 2019: