Uma centena de alunos em Operação-Abraço

11 Fevereiro 2020

Comemorações do Dia dos Afetos em Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira assinalou as comemorações do Dia dos Afetos, 11 de fevereiro, com uma “Operação-Abraço”, onde os alunos de várias escolas do 1.º ciclo de escolaridade surpreenderam alguns automobilistas com demonstrações alusivas à temática.

A ação que decorreu em Vila Franca de Xira, no Largo Marquês de Pombal (largo da estação da CP) e na Praceta da Justiça (junto ao tribunal judicial), resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Associação para o Bem-Estar Infantil (ABEI), a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e o Agrupamento de Escolas Alves Redol. Assente no lema “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”, as crianças do 1.º ciclo de escolaridade de Povos, da Dr. Vasco Moniz, da Álvaro Guerra e da ABEI, com o apoio da PSP que promoveu a “operação stop”, surpreenderam os condutores com demonstrações de afetos, numa dinâmica que, envolvendo a comunidade, resultou numa iniciativa que gerou comportamentos muito positivos, alcançando-se o objetivo primordial: reconhecer a importância da demonstração dos afetos na saúde e bem-estar de todos.

O projeto “Município dos Afetos”, é um movimento assente nas escolas com base no lema “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”, com o objetivo de mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e os estilos de vida saudáveis, sendo que a sua operacionalização vai estar a cargo da CMVFX e da Unidade de cuidados na comunidade VFX (UCCVFX).

A adesão da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, juntamente com o agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo ao Movimento “Cidade dos Afetos” foi celebrada com a assinatura do Compromisso no dia 10 de outubro de 2019.