Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Ocorrência de múltiplos casos positivos de COVID-19 no Lar da Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca

Ocorrência de múltiplos casos positivos de COVID-19 no Lar da Associação de Assistência e Benefic...
18 Abr 2020

Ponto de situação a 18 de abril

 
Foi detetada no dia de ontem, 17 de abril, a ocorrência de múltiplos casos positivos da doença por COVID-19 em utentes e funcionários do Lar da Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca. A Autoridade de Saúde Local, em articulação com o Hospital Vila Franca de Xira, procedeu à realização de testes a todos os utentes e funcionários da Instituição, verificando-se a existência de 58 casos positivos, nos quais se incluem 39 utentes e 19 trabalhadores. Houve resultados negativos em 30 utentes e 51 trabalhadores, aos quais se somam entretanto os resultados negativos em mais 20 utentes (estes últimos conhecidos hoje, 18 de abril), que também pertencem à Misericórdia de Alverca mas são residentes noutras instalações da Instituição. Salvo situações pontuais, devidamente encaminhados para o Hospital de Vila Franca de Xira, a esmagadora maioria dos casos positivos (utentes e trabalhadores) encontram-se atualmente assintomáticos ou apresentam sintomatologia ligeira, não carecendo por isso de apoio hospitalar.

Esta situação foi prontamente acompanhada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, e no âmbito do Plano Municipal de Emergência em vigor realizaram-se nas últimas horas várias reuniões com a Unidade de Saúde Pública de Vila Franca de Xira, a Segurança Social, o Hospital Vila Franca de Xira e os órgãos dirigentes do Lar da Misericórdia de Alverca, a fim de serem encontradas as melhores soluções possíveis, face a uma situação manifestamente grave e complexa.

Tendo em conta o número de casos positivos verificados na Instituição e as dificuldades manifestadas ao nível dos recursos humanos e da gestão dos espaços, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira procedeu à evacuação dos utentes não infetados durante a tarde de 18 de abril, instalando-os numa unidade hoteleira que se disponibilizou para o efeito. Estes utentes irão permanecer de quarentena, devidamente acompanhados por funcionários da Instituição, ficando a cargo da Autarquia todos os custos associados a esta medida, que inclui o alojamento e a alimentação.

No edifício-sede da Misericórdia de Alverca irão permanecer os utentes infetados, que ficarão em isolamento em dois pisos do edifício, tendo a Câmara Municipal diligenciado também nesta data a desinfeção de todos os demais espaços da Instituição, entretanto evacuados. Foram também reforçados os equipamentos de proteção individual neste Lar, em complemento aos equipamentos já disponibilizados pela Autarquia em momento anterior. Através da Segurança Social e de bolsas de voluntariado, foram reforçados os recursos humanos de apoio, tendo sido ainda mobilizados apoios de outras instituições do Concelho, nomeadamente ao nível do fornecimento de refeições aos utentes que permanecem na instituição.

Relativamente aos trabalhadores infetados, foram disponibilizadas instalações municipais e estão já alojados alguns trabalhadores que solicitaram este apoio, para que cumpram o seu período de isolamento. Também nestes casos está garantida a alimentação e o acompanhamento médico.  

Quanto aos testes já realizados ou a realizar em Lares de Idosos, esclarece-se que os mesmos foram feitos num primeiro momento no Lar da Misericórdia de Alhandra, seguindo-se a Casa de S. Pedro em Alverca, numa ação cujas prioridades são estabelecidas pela Segurança Social e pela Autoridade de Saúde Local. Paralelamente a estas diligências, a Câmara Municipal tem envidado todos os esforços para adquirir mais testes, o que só agora foi possível concretizar, face às dificuldades existentes no mercado e que estão sobejamente divulgadas. Informa-se assim que a partir de 2.ª Feira, 20 de abril, por iniciativa da Autarquia, serão realizados testes a todos os Lares de Idosos do Concelho, independentemente da situação jurídica em que se encontrem. Trata-se de um universo de 1.800 pessoas, entre funcionários e utentes.

Importa ainda sublinhar que desde o início desta pandemia, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem mantido uma postura de grande responsabilidade e de respeito institucional por todas as entidades. Nesta que é uma conjuntura sem precedentes em relação aos últimos 100 anos, é absolutamente essencial que a articulação de esforços permaneça focada no apoio aos cidadãos, particularmente aos mais vulneráveis e na preservação da saúde pública. A Autarquia regista por isso e agradece a solidariedade de outras instituições do Concelho que prontamente se mostraram disponíveis para colaborar em todas as situações que, num quadro de grande dificuldade, a Associação de Assistência e Beneficência Misericórdia de Alverca não apresentou condições de assegurar pelos seus próprios meios.