-
Início
-
Saber & Lazer
-
Património
-
Inventário de Estruturas de Água
- Fonte da Estrada do Farrobo
Fonte da Estrada do Farrobo
DESIGNAÇÃO: FONTE DA ESTRADA DO FARROBO
LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO: Lisboa;
CONCELHO: Vila Franca de Xira; Vila Franca de Xira; Loja Nova.
ACESSO: EM 524.
PROTEÇÃO: Imóvel protegido pelo PDM em Vigor – Valores Culturais –Outros Imóveis com Interesse -Arquitetura Civil.
ENQUADRAMENTO: Implantada em ambiente rural, esta fonte localiza-se numa das extremidades da Quinta do Farrobo, junto à estrada que conduz à povoação de Loja Nova.
DESCRIÇÃO: O revestimento exterior da Fonte é de alvenaria, com aspecto degradado. Apresenta no seu corpo central um revestimento a cimento, indicando que devia ter aí uma pedra saliente, talvez com alguma inscrição.
Esta fonte é alimentada pelas minas e nascentes que existem na Quinta do Farrobo. No ano de 2003 encontra-se muito degradada, mas está ativa com água da mina.
UTILIZAÇÃO INICIAL: Abastecimento de água à população local.
UTILIZAÇÃO ATUAL: Está ativa e a água é potável.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Necessita de uma limpeza do tanque e reconstituição da bica que conduz a água a este; necessita de consolidação do muro lateral; de uma limpeza da calçada do recinto da fonte; de desmatação do terreno contíguo à fonte e de uma limpeza da frontaria e caiação da fonte, dado que a tinta (incorretamente aplicada) reagiu e começou a cair. A fonte foi alvo de uma requalificação em 2016.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO 2025: O corpo principal da fonte encontra-se em muito bom estado de conservação. Apenas possui algumas manchas de sujidade. Já o tanque de pedra, apresentam manchas escuras e marcas de escorrimento nos cantos, sugerindo infiltrações ou pequenas fissuras por onde a água tem escapado. O tanque possui uma significativa colonização de lismo e algas. O pavimento em calçada tem vegetação a crescer entre as pedras e apresenta manchas negras resultantes do escorrimento contínuo da água proveniente do tanque.
PROPRIEDADE: Pública Estatal.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO: Século XIX.
TIPOLOGIA: Fontanário.
MATERIAIS: Pedra.
BIBLIOGRAFIA: Arquivo Histórico CMVFX, n.º de Registo 89 descritor 908 (469.411), 1994, O Farrobo.
OBSERVAÇÕES: Ainda são visíveis próximo da estrutura da fonte os vestígios do aqueduto que a abastecia.
AUTOR E DATA: Vanessa Amaral – 2004.
ATUALIZAÇÃO E REVISÃO: Maria João Martinho, Catarina Simão e Daniel Bernardes - 2025.