-
Início
-
Saber & Lazer
-
Património
-
Inventário de Estruturas de Água
- Chafariz de Povos
Chafariz de Povos
DESIGNAÇÃO: CHAFARIZ DE POVOS
LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO: Lisboa;
CONCELHO: Vila Franca de Xira; Vila Franca de Xira; Povos.
ACESSO: Rua José da Consta e Silva (Rua Direita de Povos).
PROTEÇÃO: Imóvel protegido pelo PDM em vigor - Valores Culturais - outros imóveis com interesse - Arquitetura Civil.
ENQUADRAMENTO: Localizada da extremidade sul da Vila de Povos, encontra-se embutida nos muros de contenção dos terrenos do parque de campismo de Vila Franca, situado mesmo acima do Chafariz.
DESCRIÇÃO: Constituído por blocos de lioz, este chafariz de uma bica e tanque é encimada por um grande nicho que, por sua vez, é encimado pelo escudo das armas dos Ataíde (condes de Povos e Castanheira).
UTILIZAÇÃO INICIAL: Abastecimento de água à população.
UTILIZAÇÃO ATUAL: Marco Histórico e Cultural.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Muito bom estado de conservação – ver intervenção realizada em 2001.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO 2025: Bom estado de Conservação, o nicho interior possui incrustações negras e micro- colonização de algas, os degraus possuem manchas negras por toda a sua disposição. A parede do lado lateral esquerdo, onde tem uma placa de 1846, está pintada de branco, possui uma fissura longa e algumas microfissuras. O tanque no nível abaixo dessa parede possui incrustações negras e mico- colonização de algas.
Está ativa, mas a água não é potável.
PROPRIEDADE: Pública Municipal.
ARQUITETO/CONSTRUTOR/ AUTOR: Segundo Câncio, terá sido mandada construir pelos Congregados de São Filipe de Nery, de Lisboa, que deste modo podiam regar o seu pomar.
TIPOLOGIA: Chafariz.
BIBLIOGRAFIA: Biblioteca Municipal VFX, Vida Ribatejana, ano 46º, n.º 2287, 15 de Dezembro de 1962, Vol. 1962-1963.
CÂNCIO, Francisco, Ribatejo Histórico e Monumental, Vol. III Junta da Província do Ribatejo, 1939, p. 338. Exposição Memórias de Pedra e Cal, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Pelouro da Cultura, Museu Municipal, 2001.
DOCUMENTAÇÃO ADMINISTRATIVA: Arquivo Histórico CMVFX, Caixa 1, Relatório de Gerência 1953. A H CMVFX, Caixa 1, Relatório de Gerência 1954, p. 66.
INTERVENÇÃO REALIZADA: CMVFX/1953 – Reparação da canalização da Fonte de Povos. CMVFX/1954 - Reparação da Fonte de Povos por 458$60.
CMVFX/ Empresa Compósito 2001 – Limpeza ligeira: remoção de manchas de tinta e de graffitis, através da utilização de solventes, escovagens e limpeza da restante pedra com água corrente e escovagens. Limpeza das bacias: melhoramento estético e funcional da fonte, tendo em conta a presença constante da água e o inevitável desenvolvimento de películas; foram eliminadas as colónias biológicas; refechamento das juntas; fornecimento e aplicação de guardas e apoios de bronze; estabilização do remate superior da fonte.
OBSERVAÇÕES: 1962 – Notícias de que o caminho de ligação à Estrada Nacional, em frente do monumental chafariz encontrava-se numa lástima e os esgotos não existiam.
AUTOR E DATA: Vanessa Amaral – 2004.
ATUALIZAÇÃO E REVISÃO: Maria João Martinho, Catarina Simão e Daniel Bernardes - 2025.